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COMUNICADO | Regime das Atividades acadêmicas e administrativas nas próximas semanas

Veja o comunicado da Direção-Geral do Campus Ipojuca, com os encaminhamentos quanto ao expediente presencial neste momento da pandemia de COVID-19


Na última quarta-feira (26), representantes de todos os campi participaram da Reunião do Comitê Emergencial de Enfrentamento ao COVID do IFPE.

Considerando a deliberação do Comitê, e após consultas junto à comunidade acadêmica, a Direção-Geral informa os encaminhamentos específicos para o Campus Ipojuca:

 

 1.       PROTOCOLO DE SEGURANÇA N° 27 – IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E PROVIDÊNCIAS PARA PESSOAS COM CONFIRMAÇÃO DE COVID-19 APÓS RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

O protocolo está sendo atualizado com os prazos de afastamento seguindo orientação do Governo do Estado de Pernambuco; porém, até a publicação deste, seguiremos com o protocolo atual:

  • Pessoas com resultados de teste positivo para COVID devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias;
  • Se o teste de uma pessoa com sintomas for negativo, ela deve permanecer em isolamento domiciliar até que os sintomas desapareçam;
  • Independentemente do resultado do teste, os contactantes próximos (alguém que esteve a menos de 2 metros de uma pessoa infectada por um tempo cumulativo de 15 minutos ou mais, em um período de 24h, independente do uso de máscara) devem permanecer em quarentena por 14 dias.

 

2.       CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Estão sendo constituídas comissões sistêmicas e locais para a realização de ações educativas mais efetivas de conscientização e viabilização da vacinação para a comunidade. As comissões farão o levantamento das condições de vacinação nos Campi (servidores e estudantes).

A exigência do passaporte vacinal é uma possibilidade que será concretizada, porém a efetiva implementação exige o estudo e definições de procedimentos que estão sendo avaliados.

 

3.       TRABALHO ADMINISTRATIVO NO CAMPUS

A previsão era de iniciarmos o trabalho 100% presencial em 07 de fevereiro. No entanto, após análise da situação de contaminação no Estado de Pernambuco e no Município de Ipojuca, manteremos o trabalho em escala, duas vezes por semana, do dia 07 ao dia 15 de fevereiro, quando então faremos uma nova avaliação para determinar a possibilidade de progressão gradativa desta escala.

Orientamos aos servidores em trabalho presencial que evitem situações de aglomeração, sobretudo, durante as refeições, onde é necessário a retirada da máscara. Organizem os seus horários e espaços de refeição evitando contatos desnecessários. Sempre que possível, mantenham os espaços de trabalho abertos garantindo a circulação do ar e usem máscaras N95 ou similares.

A rotina de higienização dos espaços definida pelos protocolos do IFPE continuarão sendo cumpridas. O nosso estoque de álcool, sanitizante, sabonetes e demais itens de higienização são suficientes para garantir esta rotina. Totens de álcool em gel e pias extras instaladas nos corredores continuam disponíveis.

Considerando, ainda, a alta taxa de contaminação do Estado e Município, o grande número de casos assintomáticos, os casos pontuais de contaminação dos nossos servidores, as férias acadêmicas e a proximidade do início do semestre letivo, estamos suspendendo o trabalho administrativo presencial na semana de 31/01 a 04/02. Os servidores que, neste período, necessitem realizar atividades presenciais, devem informar previamente as chefias imediatas.

 

4.       ATIVIDADES DE ENSINO

Para o ano letivo corrente, não temos autorização para o ensino remoto e, por isso, estávamos trabalhando na perspectiva de iniciar o semestre 2022.1 em formato presencial, entretanto, a atual situação da pandemia com altos índices de contaminação em massa inviabilizou esta possibilidade.

Diante disto, por determinação do Comitê, temos autorização para trabalhar no formato híbrido até o dia 31 de março. Vamos trabalhar junto à equipe da DEN e às coordenações de curso para organizar as atividades de ensino, garantindo assim a implementação organizada do formato híbrido. As diretrizes serão apresentadas no retorno das férias docentes.

 

5.       TERCEIRIZADOS

Como estaremos com nossas atividades suspensas na próxima semana, será feita a verificação com as empresas sobre a possibilidade de revezamento de horários, para que assim não haja aglomerações. Também será avaliada a possibilidade de postergação do início ou continuação de serviços já contratados.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos diante deste desafiante cenário, e colocamo-nos à disposição para dirimir quaisquer dúvidas e para receber sugestões.

 

Direção-Geral do Campus Ipojuca

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