Comunidade elege reitor do IFPE e diretora-geral do Campus Ipojuca

Foram eleitos o professor José Carlos de Sá Júnior, para a Reitoria do IFPE, e a professora Viviane Lucy Santos de Souza, para a direção-geral do Campus Ipojuca

A comunidade acadêmica do IFPE elegeu, na quarta-feira (27), o professor José Carlos de Sá Júnior para reitor da Instituição com 43,31% dos votos. No Campus Ipojuca, foi eleita a professora Viviane Lucy Santos de Souza, com 34,36% dos votos da comunidade local.

A Comissão Eleitoral divulgou o resultado preliminar da consulta nesta quinta-feira (28). Veja a publicação na página das Eleições 2019 do IFPE.

A consulta eleitoral à comunidade do IFPE foi realizada na quarta-feira (27), nos 16 campi, Reitoria e polos de Educação a Distância, e contou com a participação de estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Nas eleições para Reitor da instituição, o candidato professor Sérgio Gaudêncio foi o segundo colocado, com 15,59%, seguido do professor Ênio de Lima, com 5,52%.

Para a direção-geral do Campus Ipojuca, o professor Luiz Carlos Araújo teve 33,84% dos votos e o professor Edson Fernando, 1,44%.

As eleições do IFPE ocorreram com tranquilidade. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, 7.753 eleitores de todo o Instituto compareceram a um dos 18 locais de votação dos 16 campi e polos EaD. Foram registrados os índices de 0,99% de votos nulos, 1,32% de votos em branco e 33,26% de abstenção. A apuração foi acompanhada durante toda a madrugada através de planilha online disponibilizada no portal do IFPE pela Comissão.

O prazo para recursos ao resultado preliminar será nesta sexta-feira (29). O dia 2 de dezembro será reservado para apresentação de contrarrazões aos recursos. O resultado final será publicado em 3 de dezembro e homologado pelo Consup no dia 6 de dezembro.

PERFIS –  Professor Zé, como é conhecido o reitor eleito, ocupará a Reitoria do IFPE durante o quadriênio 2020-2024. O futuro reitor é aluno egresso da Instituição, cursou Eletrotécnica na época da então Escola Técnica Federal de Pernambuco, e graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez o mestrado em Sistemas de Potência. É docente do IFPE Garanhuns desde setembro de 2010. Em 2011, foi nomeado diretor-geral pró-tempore. Em 2015, foi eleito diretor-geral do Campus Garanhuns. Atualmente, também atua nas áreas de Ensino e Gestão, integra grupo de pesquisa sobre eficiência energética e é membro do Conselho Superior do Instituto (Consup).

A professora Viviane Lucy Santos é engenheira eletrônica, mestre e doutora em Engenharia da Computação pela UFPE. Também formou-se como técnica em Eletrônica, em 1995, na então Escola Técnica Federal de Pernambuco (atual campus Recife do IFPE). Viviane é docente do IFPE desde 2008, atuando nas três esferas finalísticas: Ensino, Pesquisa e Extensão. Atualmente, coordena o projeto de extensão “Treinamento e acompanhamento da empregabilidade de operadores desempregados do Polo de SUAPE”. Foi coordenadora do curso de Automação Industrial (2011-2012), diretora de Pesquisa e Inovação do Campus (2016-2018) e membro do Conselho Superior da instituição (2016-2018), além de coordenadora do Proeja (2019) e presidente do Comitê de Iniciação Científica (2018-2019).

Confira na íntegra os números do resultado preliminar das Eleições IFPE 2019 na página Eleições para Reitoria e Direções 2019.