Confraternização e homenagens marcam os 10 anos do Campus Ipojuca

A programação incluiu parabéns e abraço coletivo à tarde, e solenidade de comemoração à noite

O Campus Ipojuca do IFPE comemorou, nesta segunda-feira (11), os dez anos do início de suas atividades acadêmicas. A unidade foi a primeira da expansão da rede federal de educação tecnológica nos anos 2000, ainda antes da criação do IFPE – que hoje conta com 16 campi em operação e polos de educação à distância (EaD).

“Não se pode pensar na história do Campus Ipojuca sem situá-la no esforço institucional e no propósito da rede federal em promover educação profissional e tecnológica de excelência”, disse a reitora do IFPE, Anália Rodrigues Ribeiro, que presidiu os trabalhos da mesa de honra.

A secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC), Eline Neves Braga Nascimento, também participou da solenidade. “É muito clara a importância da educação tecnológica em todos os países do mundo desenvolvido, que conseguiram dar um salto em produtividade e qualidade de vida. O Brasil não pode deixar de investir nela”, afirmou.

A solenidade de comemoração prestou homenagens* a pessoas, empresas e instituições que possibilitaram o sucesso das atividades do Campus Ipojuca do IFPE em seus primeiros dez anos. Receberam placas e medalhas de homenagem empresas que estabeleceram parcerias com o Campus nesse período, o Ministério da Educação e a Prefeitura de Ipojuca, além de representantes da comunidade acadêmica – nos segmentos de servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes e funcionários terceirizados.

Solenidade28.JPGO diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, destacou a contribuição do instituto na transformação da região. “Há dez anos, a participação da população de Ipojuca e arredores nos empreendimentos de Suape era muito baixa, mas hoje a realidade é diferente. Assim como as empresas, temos um papel no processo de desenvolvimento, através do ensino, pesquisa e extensão”, disse.

A solenidade teve a presença também dos primeiros reitores do IFPE, Sérgio Gaudêncio de Melo e Cláudia Sansil. Completando a mesa de honra, representando a Prefeitura do Ipojuca, também esteve presente a vice-prefeita Helena Patrícia Costa Alves.

A solenidade também contou com atrações culturais: foi aberta pela Orquestra Criança Cidadã – Meninos do Ipojuca, e encerrada pela Big Band do IFPE-Campus Barreiros. Durante a cerimônia, os estudantes do Núcleo de Arte e Cultura executaram o hino nacional e apresentaram um cordel composto especialmente para o aniversário do Campus.

Veja as fotos da solenidade.

Parabens03.JPGABRAÇO NO CAMPUS – O dia todo foi de comemorações no Campus Ipojuca. À tarde, a comunidade acadêmica se reuniu para um abraço simbólico no Campus e para partir o bolo de aniversário, doação da prefeitura do Ipojuca às comemorações dos 10 anos do Campus do IFPE na cidade. Veja as fotos.

De manhã, foi aberta a exposição “Campus Ipojuca: dez anos de história, sonhos e realizações”, com imagens de momentos marcantes da vida institucional. O slogan das comemorações e da exposição foi escolhido a partir de um concurso de frases realizado entre a comunidade acadêmica, vencido pela servidora Monique Maria Batista de Oliveira, pedagoga do Campus.

Em novembro de 2007, iniciaram-se as aulas dos cursos técnicos em Automação Industrial, Química e Segurança do Trabalho da então unidade Ipojuca do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), para atender à demanda por qualificação na região de Suape. Nos anos seguintes, após a unificação de escolas federais do Estado sob o IFPE, o Campus passou a oferecer também os técnicos em Construção Naval e Petroquímica, e o curso superior de Licenciatura em Química. Saiba mais sobre a história do Campus Ipojuca.

*Lista de empresas homenageadas : Bunge, Complexo de Suape, Estaleiro Atlântico Sul, Fiat, Máquinas Piratininga, M&G Polímeros, Petroquímica Suape, Refinaria Abreu e Lima e WEG.

Órgãos do poder público: Prefeitura do Ipojuca e Ministério da Educação.

Servidores docentes: Andrei Hudson, Edson Fernando, Jane Palmeira, Luciene Souza, Marcelo Amorim, Ribamar Santos, Rosemeri Pontes, Viviane Lucy Santos.

Servidores técnico-administrativos: Adeildo Paulino, Elba Rolim, Elenildo Junior, Francisco Neto, José Mario Lemos, Kely Santos, Leandro Santos, Thiago Melo, Wilmar Ferreira.

Estudantes: Camila Jaques, Elenice Souza, Erick Galindo, Felipe Silva, Gedayane Oliveira, Steffany Zacarias.

Funcionários terceirizados: Josenilda Laurentino, Manoel Cristovam, Robson dos Santos.