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Curso de Engenharia Mecânica do IFPE Ipojuca atinge nota máxima no Enade

Avaliação do MEC destaca excelência da formação oferecida no campus


O curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Ipojuca, obteve nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira (11), em Brasília. A nota representa o mais alto nível de desempenho possível no exame e indica excelência na formação dos estudantes.

O que é o Enade
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares, além do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à atuação profissional. A nota 5 posiciona o curso como referência nacional entre os avaliados na área de engenharias, arquitetura e urbanismo.
Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ao lado da Avaliação de Cursos e da Avaliação Institucional. Juntos, os três instrumentos compõem o principal mecanismo do Ministério da Educação (MEC) para aferir a qualidade da educação superior no país.

Resultados da edição 2023
Em 2023, ano-base do ciclo avaliativo, mais de 9 mil cursos participaram da avaliação. No campo das engenharias, apenas um número restrito alcançou a pontuação máxima. A conquista do IFPE Ipojuca demonstra a qualidade do projeto pedagógico, a qualificação do corpo docente e o desempenho dos estudantes concluintes. Os dados do Enade também alimentam outros indicadores de qualidade do ensino superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), utilizados pelo MEC para orientar políticas públicas e monitorar o desempenho das instituições.

Compromisso com a formação
Além do desempenho acadêmico, o Enade considera as respostas ao Questionário do Estudante, que abrange aspectos como infraestrutura, apoio pedagógico e práticas de ensino. Esses elementos contribuem para uma análise mais abrangente sobre as condições de oferta e a qualidade do ensino superior no país.

“Quero destacar o empenho dos nossos estudantes, que se dedicaram ao máximo durante a avaliação. A maioria já atua no mercado de trabalho e concilia múltiplas responsabilidades em seu cotidiano. Nosso curso, oferecido no período noturno, amplia as possibilidades de acesso e, ao contrário do que muitos imaginam, favorece significativamente o desenvolvimento de competências e o amadurecimento dos alunos.
Esse resultado é fruto de um esforço conjunto entre docentes e técnicos da instituição, demonstrando como a colaboração é essencial para construirmos uma educação de excelência.” — afirma o coordenador do curso de Engenharia Mecânica do IFPE Ipojuca, Andrei Hudson.

A conquista reafirma o papel do IFPE como agente de democratização do acesso ao ensino superior, gratuito e de qualidade. O desempenho no Enade 2025 evidencia o compromisso institucional com a formação técnica e científica, a valorização da trajetória acadêmica e a contribuição para o desenvolvimento regional.

Para saber mais sobre os indicadores de qualidade do ensino superior e os resultados do Enade, acesse a página oficial do Inep: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade

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