Curso técnico em Química inaugura o Laboratório de Microbiologia

A formação dos estudantes do curso técnico em Química foi ampliada, com a disciplina de Microbiologia Aplicada

A partir deste semestre, o Laboratório de Microbiologia passou a ser utilizado nas atividades de ensino do curso técnico em Química do IFPE-Campus Ipojuca. A disciplina “Microbiologia Aplicada” foi incorporada ao curso na última atualização curricular, realizada em 2018, contemplando conhecimentos teóricos e práticos.

“A formação de um técnico em Química com noções de microbiologia aplicada melhora a empregabilidade do formando do Campus Ipojuca”, avalia Sávio Pereira, professor que ministra a disciplina. O curso dá ênfase ao estudo da contaminação por bactérias e fungos e também das possíveis aplicações microbiológicas nas indústrias de alimentos e bebidas, farmacêuticas e de produtos de limpeza, além de tratar de assuntos relativos ao Meio Ambiente.

Na primeira prática de laboratório, os estudantes produziram parte do material de trabalho que será utilizado no semestre, para manipular e higienizar as vidrarias do laboratório. “Já tínhamos feito outros tipos de sabão, mas este é um detergente diferente, mais concentrado, com PH bastante neutro e maior capacidade de matar bactérias”, explicou Girlaine Henrique, estudante do 3º período.

O laboratório de Microbiologia está equipado também para o desenvolvimento de pesquisas na área, além das atividades de Ensino. Entre os equipamentos específicos estão autoclaves, estufas de incubação, microscópios e contadores de colônias. “Trata-se de um ambiente mais estéril e que demanda maior controle de temperatura por exemplo, em comparação com um laboratório de Química Geral”, explica Mariana Cavalcanti, uma das técnica responsáveis pelos laboratórios do curso.