DDH divulga canais de denúncia de violência contra a mulher

Campanha “Agosto Lilás” conscientiza e informa sobre mecanismos de combate à violência contra a mulher

Durante o mês de Agosto, a Divisão de Direitos Humanos (DDH) do IFPE-Campus Ipojuca vem promovendo ações da campanha “Agosto Lilás”, voltada à conscientização e informação sobre o combate à violência contra a mulher. O problema, que tem repercussões no mundo todo, tem índices alarmantes no Brasil.

Por que discutir e combater especificamente a violência praticada contra as mulheres, em um país com muitos problemas relacionados à violência, como o Brasil? O coordenador da DDH, Leandro Paulo, responde: “Uma das características da violência contra a mulher é que na maioria das vezes ela ocorre em casa, entre pessoas da mesma família, ou é praticada por alguém com quem a vítima mantém ou manteve relações de afeto. As estatísticas evidenciam que a violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões; o tema precisa de um tratamento específico”.

A campanha Agosto Lilás surgiu para divulgar os direitos assegurados pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), que está completando 16 anos, e os mecanismos de denúncia e assistência a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Conheça alguns deles:

• Central de Atendimento à Mulher (24 horas) – 180
  • Polícia Militar – 190
  • Central de Teleatendimento à Cidadã Pernambucana (24 horas) –0800 281 8187. Canal para denúncias e orientações a mulheres sofrendo violência
  • Disque-Denúncia do Ministério Público do Estado de Pernambuco – 0800 281 9455

Em Ipojuca, também recebem denúncias e prestam orientações:

• Secretaria da Mulher de Ipojuca- Rua do Comércio, nº 232 – Centro. Fone: (81) 3527-9676
  • Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Dona Amarina – Rua Hilda da Costa Monteiro, nº 94 – Centro. Fones: (81) 3551-2505/0800 0815434. Email: crmulherdonaamarina.ipojuca@gmail.com

Mais informações

A DDH selecionou também duas cartilhas informativas com muitas informações relevantes sobre o tema:

Conheça a Lei Maria da Penha (ALEPE)

Violência Doméstica e Familiar contra a mulher (OAB-PE)