DDH e NEGED discutiram a presença das mulheres nos espaços públicos durante o mês de março

Evento promovido pelo IFPE Campus Ipojuca discute o papel das mulheres na sociedade e suas conquistas através da luta feminista.

Em referência ao Dia Internacional da Mulher, a Divisão de Direitos Humanos e o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade do IFPE Campus Ipojuca organizaram vários momentos com o objetivo discutir a participação da mulher no espaço público, sua representatividade e a importância da igualdade de gênero.

A programação teve início no dia 09/03 com a mesa redonda “Mulheres na Linha de Frente: Desafios e Conquistas no Espaço Público”. Moderada pela professora Lara Quinamo, coordenadora do NEGED, a mesa contou com os relatos e experiências de Eugênia Lima, Mestra em Desenvolvimento Urbano, mãe, feminista e dirigente de partido político, e da Professora Suelane Ribeiro, Doutora em Teoria da Literatura e ativista em Direitos Humanos.

No dia 13/03, o professor Henrique Dantas, faixa preta 5º grau de Aikido e professor de Educação Física do Campus, ministrou uma aula de Defesa Pessoal para Mulheres, independentemente de idade, peso, identidade de gênero, religião, cor, orientação sexual ou nível de experiência, uma vez que elas são mais frequentemente alvo de violência e discriminação de gênero.

Ainda teve uma linda apresentação cultural “Juntas em um só nó” no dia 14/03, que ficou por conta das integrantes do grupo Cordão da Bruta Flor, que veio ao Campus com o apoio do SINDSIFPE e abrilhantaram nosso evento com suas músicas engajadas e letras repletas de empoderamento feminino.
Na semana seguinte, dia 29/03, tivemos uma roda de conversa muito emocionante intitulada “Ser como sou e estar onde estou” na qual as duas convidadas, Thayla Lauanny, mulher negra e trans, ativista dos direitos LGBTQIA+ e Dandara Santana, artista visual e tatuadora negra, compartilharam suas histórias de vida e os desafios que enfrentaram e enfrentam em determinados espaços por serem quem são.

Além disso, estudantes do NEGED ajudam a montar a exposição “Celebrando as Mulheres que nos Inspiram”, que ao longo do mês, exibiu as fotos das nossas inspiradoras trabalhadoras e estudantes do Campus Ipojuca.

O evento despertou um intenso debate sobre o papel da mulher na sociedade, seus desafios e conquistas alcançadas através da luta feminista. Com depoimentos pessoais e emocionantes, o público se envolveu profundamente e houve uma significativa troca de experiências. Foi um momento rico de reflexão sobre questões que precisam estar sempre em evidência, demonstrando a importância de continuarmos discutindo e apoiando a causa feminina.