Docente faz relato de experiência com materiais didáticos inclusivos

Encontro aconteceu a convite do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência do Campus (Napne)

O professor Hércules Santiago (IFPE Ipojuca) apresentou, na última quarta-feira (06), seu relato de experiência na organização e orientação de trabalhos sobre Educação Inclusiva. O convite foi feito Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência do Campus (Napne), como incentivo a trocas significativas entre os docentes sobre o tema. O encontro foi aberto também a estudantes de Licenciatura e professores de outras instituições.

“A educação inclusiva entrou na minha da melhor forma possível, a partir da experiência em sala de aula”, contou Santiago. Ele relatou como, de maneira casual, um trabalho a princípio despretensioso com videoaulas evoluiu para uma preocupação crescente das turmas com educação inclusiva. Em disciplinas do curso de Licenciatura em Química, ele já orientou a produção de videoaulas e materiais didáticos inclusivos, além de orientar trabalhos de pesquisa e extensão na área. Orientou trabalhos premiados no Congresso Internacional das Licenciaturas (Cointer) em 2018 e diversas mostras onde os estudantes exibiram materiais inclusivos criados como ferramenta didática. “Sempre digo aos meus estudantes: não encarem o desafio da inclusão educacional como um problema, mas como uma oportunidade”.

A professora Manuelle Teixeira, coordenadora do Napne, fez a mediação do encontro e falou um pouco sobre o momento da Educação Inclusiva no Campus. “Concluímos há pouco a primeira seleção para o programa de Tutoria de Pares, e temos cinco duplas de estudantes tutores e tutorados. Estamos buscando agora conquistar um maior envolvimento da comunidade como um tudo,  pois a inclusão educacional exige a participação de todos”, afirma ela.