Docentes expõem trabalhos sobre sustentabilidade em diversos eixos

Na Semana do Meio Ambiente, oficinas e minicursos abordaram assuntos como resfriamento ecológico de ambientes, materiais alternativos para usinagem e irrigação sustentável

A VII Semana do Meio Ambiente do Campus Ipojuca, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho, foi uma oportunidade para docentes, pesquisadores e estudantes do Campus apresentarem trabalhos afeitos à temática de sustentabilidade desenvolvidos ao longo do ano. O resultado foi uma programação bastante diversa, cobrindo aspectos da produção e de consumo sustentáveis em várias áreas.

Veja alguns destaques da Semana:

Soluções sustentáveis em resfriamento de ambientes – O professor Andrei Hudson, também coordenador do curso técnico de Automação Industrial, ofereceu dois minicursos sobre aplicações sustentáveis no resfriamento de ambientes. O primeiro, na terça-feira (21) pela manhã, abordou o resfriamento evaporativo como tecnologia alternativa ecológica em regiões quentes e secas; o segundo, à tarde, tratou de técnicas para reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil de sistemas tradicionais de condicionamento do ar, além do uso de fluidos ecológicos.

Irrigação inteligente – O professor Diógenes Linard, em parceria com o professor José Orlando Rocha e os estudantes Jeferson da Silva e Gilvan Ventura, apresentou durante a Semana um protótipo de sistema de irrigação totalmente automático, sem baterias e movido a energia solar. O sistema conta com sensores de umidade do solo, um microcontrolador e bombas para a distribuição da água. “O trabalho envolveu pesquisa e muita vontade”, disse Linard. Em julho, o professor vai oferecer um minicurso para estudantes e egressos de Automação Industrial interessados em conhecer a tecnologia. Em etapas futuras de pesquisa, o grupo trabalhará no aprimoramento do desempenho do sistema, que se aplicado em larga escala teria grande potencial de economia de água – a agricultura absorve cerca de 70% da água doce no mundo.

Material sustentável no torno CNC – O professor do Campus Cleonildo Soares Braga apresentou trabalho realizado em parceria com Daniel Albuqueque, técnico de Automação da UFPE, para obtenção de material reciclado próprio para utilização em tornos CNC. São utilizados resíduos plásticos e metálicos de processos anteriores de usinagem (cavaco), juntamente com parafina, para a confecção de um novo tarugo (material bruto para utilização no torno mecânico). A técnica gera economia, porque permite reutilizar os tarugos, e também minimiza o descarte de materiais plásticos e metálicos na natureza.

Aplicações em Energias Renováveis – O professor Alysson Domingos Silvestre, do IFPE-Campus Afogados da Ingazeira, apresentou uma palestra sobre aplicações em energias renováveis, baseada em trabalhos que vem desenvolvendo na instituição.

Energia do sol – O Núcleo de Astronomia do Campus Ipojuca, coordenado pelo professor Marcelo Amorim, preparou trabalho especial para apresentação na Semana do Meio Ambiente. Os estudantes Cleyton Rufino, Denes Faria e Edite dos Anjos montaram, juntamente com o professor, uma apresentação que discute a origem da energia do sol.