Encontro aborda usos possíveis da tecnologia em sala de aula

O Encontro de Tecnologias Digitais voltadas para a Educação reuniu cerca de 100 participantes no IFPE – Campus Ipojuca

Nos dias 25 e 26/09, o IFPE – Campus Ipojuca promoveu o Encontro de Tecnologias Digitais voltadas para a Educação, com uma programação dirigida a professores da Educação Básica na ativa ou em formação. Cerca de 100 pessoas participaram pelo evento, que fez convites também a docentes e escolas da região.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Andrei Hudson, professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Automação Industrial, que coordena um trabalho de popularização da robótica junto a estudantes da rede pública de Ensino Fundamental. “Integrar a tecnologia à sala de aula é importante não apenas para melhorar a aprendizagem, mas também para fomentar uma cultura tecnológica”, ele disse. “O domínio das tecnologias digitais hoje é essencial para o mundo do trabalho”.

O objetivo do evento foi o de oportunizar um espaço de discussão, socialização, vivência e manuseio das tecnologias digitais na prática docente. Professores de diversas instituições compartilharam suas experiências e ofereceram treinamentos em diferentes ferramentas tecnológicas.

Reyel Valença de Sá e Adriano Gonçalves da Penha, educadores certificados pelo Google que atuam no Colégio Boa Viagem, mostraram possibilidades de uso de aplicativos e games, como o Minecraft, nos planos de aula de diversas disciplinas. Naidja Laureano de Souza, docente ligada à Prefeitura de Recife, falou sobre o conjunto de tecnologias assistivas disponíveis para facilitar a inclusão de estudantes com deficiências ou necessidades especiais em sala de aula.

Encontro TDs para a Educação17.jpgO corpo docente do Campus Ipojuca também colaborou com a programação, com uma demonstração e orientações para a publicação de videoaulas (profs. Anselmo Guerra, Hercules Santiago e Pietro Pinto); um minicurso sobre formatação de textos acadêmicos (profs. Pietro Pinto e Maristela Andrade); e uma prática de criação de ferramentas didáticas com a plataforma Kahoot (professora Maria Clara Galindo e Izabela dos Santos). O minicurso oferecido por Ronaldo Dionísio da Silva, professor do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, encerrou a programação com uma apresentação de ferramentas digitais que podem ser utilizadas na pesquisa acadêmica.

A abertura do evento contou com a participação do diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, da diretora de Ensino, Luciene Lira de Souza, e da coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Janine Ferreira da Silva. A coordenadora do evento, professora Maristela Andrade, ressaltou os propósitos de evento e agradeceu a equipe de organização: “Esse encontro não teria sido possível sem o a dedicação dos estudantes que atuaram na organização, e dos colegas que contribuíram com suas vivências e experiências exitosas”.

A organização do Encontro de Tecnologias Digitais voltadas para a educação foi uma iniciativa do projeto de extensão “Possibilidades de Uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica”, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsistas de Extensão (PIBEX) do IFPE.