Equipe entrega ao Campus artefatos produzidos no IF Maker

Prismas para utilização em eventos institucionais serão a primeira produção de grupo de trabalho que tem setores do Campus Ipojuca como clientes

Um prisma de mesa personalizado, em plástico biodegradável PLA, foi a primeira peça desenvolvida por um grupo de trabalho do IF Maker a pedido do Campus Ipojuca. A peça foi encomendada pela Assessoria de Comunicação e Eventos do Campus, para utilização como identificadores das pessoas que compõem a mesa diretora em solenidades e eventos institucionais.

“Utilizamos os computadores do IF Maker para fazermos o desenho e configurações, e a impressora 3D para confeccionar o artefato. Foram alguns testes até chegarmos à impressão da peça final”, conta Lucas Nascimento, do 5º período de Engenharia Mecânica e extensionista do Campus. Um grupo composto por Lucas, Jefferson Guimarães e Alef Ronan realizou a primeira entrega de uma encomenda feita ao IFMaker por um setor administrativo do Campus Ipojuca.

Os prismas vão compor o acervo permanente de materiais para eventos do Campus. “A produção desses artefatos aqui mesmo no IF Maker facilita nosso trabalho e gera economicidade, já que adquirir peças semelhantes seria mais caro e mais trabalhoso”, explica Wilmar Ferreira, servidor responsável pelo setor de Eventos. O custo final de cada prisma a ser produzido pelo IF Maker fica entre R$ 8 e R$ 10.

Novos projetos – Participantes do IF Maker já foram procurados por docentes e técnicos para o desenvolvimento de outros artefatos para compor o patrimônio do Campus, como materiais didáticos, maquetes acessíveis e suportes para equipamentos, por exemplo. Juntamente com o estudante Wagner Santo, Lucas, Jefferson e Alef também devem apoiar a confecção e instalação de um leitor biométrico a ser instalado na cantina, que futuramente oferecerá refeições aos estudantes do turno integral. A intenção do grupo é iniciar a constituição de uma empresa júnior, que possibilite encaminhar projetos como esse de forma profissional e envolver mais estudantes do Campus.

A apresentação do modelo final do prisma ao setor requisitante aconteceu na última quinta-feira (26), na presença de membros da gestão. A Diretora-Geral, Viviane Lucy, destacou a importância dessa experiência para o Campus e para os estudantes envolvidos. “É um caminho de inovação na solução de problemas enfrentados pelos setores do Campus, e para os estudantes um aprendizado importante em novas tecnologias e em gestão de projetos”, disse ela.

Lucas ficou satisfeito com a experiência de desenvolvimento de projetos no IF Maker: “Estou trabalhando com ferramentas que antes não conhecia, e agora posso ter acesso a elas todos os dias. Acabo descobrindo algo novo a cada dia e me divertindo também”.

Se você tem um projeto para o IF Maker ou tem interesse em integrar uma equipe de trabalho, procure pela coordenação do laboratório: ifmaker@ipojuca.ifpe.edu.br.