Estudantes protagonizam atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

Estudantes do Campus Ipojuca compuseram a programação da Semana, apresentando trabalhos de pesquisa e conduzindo atividades

Diversos estudantes do Campus Ipojuca entraram na programação de nossa sétima edição da Semana de Ciência e Tecnologia, apresentando trabalhos de pesquisa feitos ao longo do ano e conduzindo atividades especiais para o evento.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é “Ciência Alimentando o Brasil”. Confira a programação da Semana no Campus Ipojuca.

Estudantes do segundo módulo de Química – Manhã montaram uma palestra sobre o prazo de validade dos alimentos. “Pesquisamos todos os fatores que intereferem na validade, como a embalagem, os aditivos da indústria e os processos caseiros de conservação”, explicou Alice Batista, uma das expositoras. Fazendo uso de brincadeiras e experiências, a turma apresentou o trabalho a estudantes da rede estadual de ensino em Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

Orientados pelo professor José Brito, estudantes do curso técnico e da Licenciatura em Química também integraram outros itens da programação nesta terça-feira (04). Eles apresentaram testes e resultados sobre o PH dos alimentos; mostraram o processo de transformação da moeda de cobre em prata e ouro; e, à noite, debateram as características nocivas dos refrigerantes e os usos dos agrotóxicos no Brasil.

Pesquisa e Extensão – Sob orientação do professor Raphael Soares, dois estudantes também tiveram oportunidades de mostrar à comunidade acadêmica trabalhos de pesquisa realizados durante o ano no Campus Ipojuca: José Benedito Siqueira apresentou a palestra “A Química e a Produção de Energia Elétrica”; à noite, Arthur Silva falou sobre os processos químicos na indústria de tintas imobiliárias.

Estudantes de Licenciatura em Química. Gabriela Falcão e Elionay Silva ofereceram minicursos sobre objetos de aprendizagem e recursos tecnológicos, como parte dos projetos de extensão que vêm desenvolvendo, sob orientação da professora Maristela Andrade. “No minicurso apresentei um software que permite que professores e estudantes sejam autores no processo de aprendizagem, façam desenhos, projeções 3D e utilizem recursos tecnológicos em seus trabalhos”, disse Elionay.

À noite, turmas de Licenciatura se encontraram para uma troca de experiências sobre o estágio supervisionado, conduzida pela professora Simone Oliveira.