Estudantes realizam ações de Extensão na Semana de Segurança

Turmas de Segurança do Trabalho organizaram oficinas de primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e campanha de combate à dengue

Estudantes do IFPE engajaram-se na realização de atividades de extensão na IV Semana de Segurança do Trabalho, que ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de março. Várias turmas apresentaram trabalhos e montaram atividades de conscientização voltadas a estudantes da região e a comunidades de Ipojuca.

Na noite da segunda-feira (21), o terceiro módulo apresentou o trabalho “Mapas de Riscos”, orientado pelo professor Eraldo Alves.

Na terça-feira (22), estudantes do quarto módulo, orientados pela professora Rosemeri Pontes, falaram sobre primeiros socorros a turmas de Ensino Fundamental da Escola Luis Manoel Nogueira, que fica no distrito de Camela, em Ipojuca. Os estudantes do IFPE mostraram práticas de socorro a desmaios, queimaduras, engasgos e convulsões. “Já tinha ideia de algumas coisas, mas nunca tinha visto alguém fazer”, disse Mariana, aluna de uma turma de EJA que participou da oficina.

Também o primeiro módulo do curso de Segurança apresentou um trabalho sobre atendimento pré-hospitalar, voltado a estudantes do curso de Segurança do Trabalho no SENAI e a um grupo de catadores profissionais de Ipojuca, que integram um projeto de extensão do Campus. A professora Célia Oliveira orientou os estudantes na organização da atividade. “Nós escolhemos o tema e a professora ajudou a trazer o público e montar a oficina”, conta Elaine Silvina, estudante do primeiro módulo.

Encerrando a Semana de Segurança, uma campanha de conscientização para o combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya contou com participação ativa dos estudantes. A conscientização para o combate ao Aedes Aergypti é uma das atividades de extensão prioritárias, no momento, para o IFPE e o Ministério da Educação.