Estudantes trabalham com conscientização e consumo sustentável na Semana do Meio Ambiente

Como participantes, expositores e monitores, estudantes do Campus Ipojuca colaboraram com a VII Semana do Meio Ambiente

Além de docentes e convidados, estudantes de diversos cursos do Campus Ipojuca protagonizaram atividades da VII Semana do Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho. Os trabalhos foram desenvolvidos com orientação de professores e servidores técnicos do Campus.

A turma de Química III – Manhã realizou três oficinas voltadas a estudantes do IFPE e de escolas de Ensino Médio; o trabalho “Conscientizar para Não Degradar” abordou temas como as causas da chuva ácida, descarte apropriado de resíduos domésticos e ideias para reciclagem e reúso, como a confecção de sabão com óleo de cozinha, sob orientação do professor José Brito Cruz. Estudantes do segundo módulo de Química também apresentaram trabalho sobre os cuidados no reflorestamento para o equilíbrio de ecossistemas.

Os estudantes de Automação Industrial Mario David Chagas e Oslo Jackes Junior apresentaram trabalhos sobre, respectivamente, redução do consumo doméstico de energia solar e aplicações de energia solar em residências. Os dois contaram com a orientação da professora Viviane Lucy Santos. A turma de segundo módulo-Manhã, de Automação, também apresentou um trabalho sobre geração de energias renováveis.

Eliete Silva e Amanda Lucena, estudantes de Segurança do Trabalho, apresentaram pesquisa sobre a implementação da política nacional de resíduos sólidos na região, orientadas pelo servidor Gutenberg Nascimento.

Extensão – Além de estudantes do Campus Ipojuca, também alunos de escolas públicas do município de Ipojuca puderam assistir às apresentações. Brivaldo Junior, que está no segundo ano do Ensino Médio na EREM Frei Otto, gostou da experiência: “Eu não conhecia como funciona a produção de sabão e também nunca tinha visto a máquina para fazer parafusos (o torno CNC). Valeu a visita”, contou.

Monitoria – Mais de 20 estudantes do Campus Ipojuca também se disponibilizaram a prestar apoio organizacional à Semana do Meio Ambiente do Campus. Os monitores trabalharam no controle da frequência dos cursos e palestras e na recepção dos palestrantes e da comunidade externa, entre outras atividades, junto à Direção de Extensão e aos servidores que atuaram na Semana.