Estudantes visitam navio-patrulha da Marinha

Delegação do curso técnico de Construção Naval do Campus Ipojuca participaram de visita técnica ao Navio-Patrulha Oceânico Araguari

Acompanhados de professores do curso, cerca de 80 estudantes do técnico subsequente em Construção Naval participaram, no dia 03 de novembro, de visita ao Navio-Patrulha Oceânico Araguari.

O navio, incorporado à Marinha Brasileira em 2013 para atuar no monitoramento da plataforma continental brasileira, recebeu os estudantes enquanto esteve atracado no porto do Recife. O Araguari é um navio-patrulha oceânico da classe Amazonas, que pode atuar em operações de monitoramento e fiscalização, assistência humanitária, busca e salvamento, repressão a crimes e prevenção contra a poluição hídrica.

A visita técnica incluiu treinamento em alguns sistemas e explicações de monitores militares. “Houve demonstrações teóricas e práticas nas áreas de Armamento, Máquinas e Operações do navio”, explicou o professor e coordenador do curso de Construção Naval, Eduardo Rocha. Os estudantes puderam ver a operação de de equipamentos como acessórios de amarração e salvatagem, válvulas e compressores de ar, sistemas hidráulicos, sensores e sistemas de navegação e comunicações, entre outros.

O professor Paulo Figueiredo Oliveira, que também é oficial da Marinha e coordenou a atividade, destacou a importância da visita técnica a um navio em operação: “Os estudantes já conhecem as diferentes fases de construção; no entanto, conhecer um navio pronto é uma coisa única”.

*Com informações e fotos da Marinha do Brasil