I Encontro do PIBID Barreiros – Ipojuca promove integração e curso sobre a Cultura Maker no ensino de Química

No dia 24 de maio, o IFPE campus Ipojuca sediou o I Encontro do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Barreiros – Ipojuca. O evento teve como principal objetivo promover a integração entre os pibidianos dos dois campi, estimulando a troca de experiências e proporcionando a realização de um curso sobre a Cultura Maker voltado para o ensino de Química.

O Curso sobre a Cultura Maker e o Ensino de Química abordou os princípios da cultura maker aplicados aos estudantes participantes do projeto PIBID. Estes são alunos do curso de Licenciatura em Química dos campi Barreiros e Ipojuca do IFPE. O objetivo principal do curso foi capacitar os futuros professores no desenvolvimento de ferramentas de prototipagem digital, com uma introdução ao desenho e à impressão 3D, habilidades básicas para a utilização dessa ferramenta. Durante o curso, foram abordados diversos conteúdos relacionados ao ensino de Química, enriquecendo a formação dos participantes. O professor Caio Henrique ministrou o curso e destacou a importância dessas habilidades para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes.

De acordo com o professor Robson Queiroz, coordenador do projeto nos campi Barreiros e Ipojuca, o encontro proporcionou uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos entre os estudantes participantes do PIBID. Além disso, o evento contribuiu para o aperfeiçoamento do projeto como um todo, preparando os futuros professores para a prática docente. Através de abordagens experimentais, o encontro estimulou a auto-crítica e a reflexão constante, habilidades essenciais para o ensino de Química.

O I Encontro do PIBID Barreiros – Ipojuca foi uma iniciativa de grande relevância para o IFPE, promovendo a interação entre os pibidianos e incentivando o uso da cultura maker no ensino de Química. Através dessa abordagem, os participantes tiveram a oportunidade de explorar novas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento de projetos práticos, enriquecendo sua formação como futuros professores. O evento também reforçou o compromisso do IFPE em promover uma educação inovadora e atualizada, preparando os estudantes para os desafios da docência e estimulando sua criatividade e capacidade de experimentação.

O sucesso do I Encontro do PIBID Barreiros – Ipojuca evidencia a importância de iniciativas que incentivem a integração entre os estudantes e a atualização pedagógica. O IFPE reafirma seu compromisso em promover eventos e cursos que contribuam para a formação de professores qualificados e preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea. O encontro marcou mais um passo importante na busca pela excelência no ensino e pela valorização da formação docente no campo da Química.