I Workshop do Ensino da Construção Naval: Desenho em Modelagem 3D

Treinamento para docentes e estudantes de Construção Naval, financiado pelo CNPq, acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro

Acontece no Campus Ipojuca, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, o I Workshop do Ensino da Construção Naval: Desenho em Modelagem 3D. O Workshop foi possibilitado com a aprovação de projeto no CNPq, em parceria do IFPE com a empresa SSI, que desenvolve o software Ship Constructor, e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

O treinamento será oferecido gratuitamente a docentes do curso de Construção Naval e profissionais da área, com duração total de 24 horas (manhã e tarde).

Alguns dos tópicos abordados no curso serão:

• Apresentação geral do software Ship Constructor
  • Módulo Administração/Manager (Structural Setup&Catalogs)
  • Módulo Structure (Hull, Structure, Product Hierarchy, Manual Nest e Report)
  • Módulo Administração/Manager (Outfitting Setup&Catalogs)
  • Modulo Outfitting (Equipment, Pipe, HVAC, Penetrations)

“O objetivo é fazer com que o estudante domine a lógica do desenho em modelagem 3D, que é utilizado nos maiores estaleiros do Brasil e do mundo”, afirma o consultor Ricardo Barcellos, responsável pela implementação do software nos sistemas do Campus Ipojuca.

A iniciativa é parte do plano da coordenação do curso técnico em Construção Naval, que pretende implementar o conteúdo de Desenho em Modelagem 3D no programa regular do curso. “A partir da aprovação do projeto junto ao CNPq, foi possível obter a licença do software, viabilizar sua implantação e realizar o treinamento”, disse o professor Edson Fernando Pereira, coordenador do curso e organizador do Workshop.