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IFMaker é espaço para desenvolvimento de projetos em disciplinas do Campus Ipojuca

Estudantes do curso técnico em Mecânica transformam teoria em prática por meio de projetos criativos e colaborativos


O IFMaker do Campus Ipojuca tem se consolidado como um ambiente de inovação e aprendizagem prática, servindo de palco para o desenvolvimento de projetos em disciplinas de diversos cursos. Um exemplo marcante vem da disciplina Eletricidade Básica, do Curso Técnico Integrado em Mecânica, ministrada pelo professor Eduardo Gomes.

Protótipo de um medidor de força que, ao ser pressionado, exibe os dados em um
display digital e acende uma luz

 

A metodologia adotada é baseada em projetos, modelo que estimula a autonomia e a criatividade dos estudantes. Ao longo do semestre, cada grupo elabora e executa um projeto prático orientado pelo docente, sendo avaliado tanto pelo processo quanto pelo resultado final.  “Trata-se da abordagem de ensino baseada em projetos, onde o aluno escolhe aquilo que deseja desenvolver, guiado pelo professor ao longo do semestre letivo. No final, ele apresenta um protótipo funcional. É uma metodologia ativa que dialoga com a BNCC e com as diretrizes do MEC, valorizando o estudante como protagonista na construção do saber. O espaço IFMaker é peça fundamental nessa abordagem, pois oferece infraestrutura adequada, insumos e um ambiente de aprendizagem diferenciado.
Aqui, o estudante precisa colocar a mão na massa: testar, ajustar, trocar, brincar, compartilhar e aprender nesse processo”, explica o professor Eduardo.

 

Braço mecânico controlado por um joystick, projetado para manipular pequenos objetos.

Entre os projetos apresentados no final do semestre 2025.2, destacam-se um braço mecânico controlado por joystick, um medidor de força, um jogo estilo Tetris, uma luva que aciona motores e LEDs, carrinhos autônomos e até mini rodas-gigantes.

As experiências vivenciadas pelos estudantes reforçam o impacto da metodologia. Para Brício, o desafio de desenvolver uma CNC foi empolgante e cheio de aprendizado: “Encontrei alguns percalços e acabei mudando o projeto para um volante com encoder, mas foi simplesmente muito legal. Ter a oportunidade de desenvolver projetos no ensino médio é demais!” O estudante Matheus destacou o caráter formativo da proposta: “Posso falar com confiança que foi um dos melhores métodos de ensino prático que já experimentei. O projeto nos fez lidar com erros, acertos e dúvidas que existem não só no ambiente de trabalho, mas na vida.” Já Thiago ressaltou o aprendizado técnico e a superação de desafios: “Foi uma experiência fora do que eu estava acostumado. Desenvolvi um controle para máquinas através de gestos de mão, usando um sensor que nunca tinha manuseado. Foi trabalhoso, mas muito divertido e gratificante.”

Essas experiências demonstram como o IFMaker tem contribuído para transformar o aprendizado em vivências significativas, conectando teoria, criatividade e tecnologia em um ambiente colaborativo e inspirador.

Protótipo de um medidor de força que, ao ser pressionado, exibe os dados em um
display digital e acende uma luz

 

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