IFPE campus Ipojuca promove eventos e palestras em celebração ao mês do orgulho LGBT+

Durante todo o mês do orgulho LGBT+, o Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE), campus Ipojuca, se uniu à DDH (Diretoria de Direitos Humanos) e ao NEGED (Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade) para realizar uma série de eventos e ações em prol da diversidade e da conscientização sobre a importância do respeito aos direitos LGBT+. A programação…

A programação teve início no dia 6, com a presença de Luiz Paulo D’Andrada da Silva, suplente na Diretoria de Gênero e Raça do Sindmetro/PE. Ele estimulou um debate fundamental sobre a questão do orgulho LGBT+, fazendo referência ao dia 28, data celebrada mundialmente. Durante a palestra mediada pela coordenadora do NEGED, professora Lara Quinamo, foram abordadas questões relacionadas à sexualização dos corpos LGBT+ e aos tabus e preconceitos que cercam essa realidade. Luiz destacou a importância de discutir gênero e sexualidade desde cedo, ressaltando que essa abordagem é essencial para a formação de bons profissionais no futuro.

No dia 20, o IFPE recebeu o Doutorando e mestre em enfermagem Danilo Martins, que ministrou a palestra intitulada “Diferentes, não desiguais: saúde, gênero e sexualidades na Escola”. Com uma fala didática e sensível, o palestrante trouxe conceitos fundamentais sobre a temática e ressaltou a importância da luta por dignidade e acesso aos serviços básicos, como saúde e educação, para as pessoas trans, incluindo ele próprio, e para toda a comunidade LGBT+, que enfrenta diariamente a negação desses direitos.

Encerrando a série de conversas do mês, no dia 21, Thayla Lauane compartilhou sua poderosa história de vida com o público do IFPE. Thayla enfrentou diversas formas de violência comumente vivenciadas por pessoas trans ao longo de sua trajetória, desde abusos domésticos até a exclusão social e a falta de oportunidades de emprego. Sua história de superação, resiliência e força comoveu a todos os presentes. Thayla é uma voz ativa na luta pelos direitos LGBT+ e hoje apoia diversas outras pessoas, inspirando-as a enfrentar os desafios e buscar uma vida digna.

Além das palestras, o IFPE realizou postagens nas redes sociais com o intuito de esclarecer sobre a diversidade das pessoas LGBTQIA+ e demonstrar apoio e acolhimento a elas. O grupo de estudantes do Coletivo DAC contribuiu produzindo cartazes com dados estatísticos sobre a comunidade LGBTQIA+, os quais foram espalhados pelo campus, promovendo a conscientização e a disseminação de informações.

O IFPE reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo, respeitoso e seguro para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A instituição continuará trabalhando para combater a discriminação e o preconceito, oferecendo apoio e acolhimento a todas as pessoas da comunidade LGBT+. Juntos, avançaremos em direção a uma sociedade mais igualitária e diversa.