IFPE-Ipojuca apresenta artigos no Congresso Internacional das Licenciaturas

Dois estudantes da Licenciatura em Química apresentaram trabalhos de pesquisa no III Cointer, em Vitória de Santo Antão (PE)

Estudantes da Licenciatura em Química no Campus Ipojuca apresentaram trabalhos de pesquisa no III Congresso Internacional das Licenciatuas (Cointer-PDVL), realizado no Campus Vitória do Santo Antão do IFPE, entre os dias 28/11 e 02/12. Ambos os trabalhos são orientados pela professora Maristela Andrade, coordenadora do curso de Licenciatura em Química, e foram apresentados na mostra de pôsteres do Cointer.

Gabriela Falcão Cordeiro, estudante do curso de Licenciatura, enviou ao Congresso o artigo “Possibilidades de uso de objetos de aprendizagem nas aulas de Química”. O estudo monta um portfólio de objetos de aprendizagem (OAs), como softwares e sites, úteis ao aprendizado de conceitos relacionados à Química no Ensino Médio. O portfólio foi disponibilizado em formato de blog, que pode ser acessado aqui.

Rafael Silva de Araújo, também licenciando do Campus, apresentou o artigo “O uso do livro didático nas aulas de Química: possibilidades e desafios”, um estudo qualitativo sobre a concepção docente dos livros didáticos na disciplina. O artigo investiga os usos do livro didático, material quem que o Estado investe de maneira considerável, em uma escola de referência em Ensino Médio (EREM) no município de Ipojuca.

COINTER – O III Congresso Internacional das Licenciaturas, realizado no IFPE-Campus Vitória de Santo Antão, é uma realização do Programa Internacional Despertando Vocações para a Licenciatura. Leia mais sobre a abertura do Congresso ou acesse o site do Cointer-PDVL

O tema da edição de 2016 do Cointer-PDVL foi “A valorização do professor nas relações estabelecidas no chão da escola”. Docentes, estudantes e pesquisadores de várias partes do Brasil e de pelo menos cinco países estiveram estiveram presentes.