IFPE Ipojuca dá início à Semana de Ciência e Tecnologia 2023

O evento acontece entre os dias 16 e 19/10, com programação totalmente gratuita, voltada a estudantes e ao público geral

Clique sobre a foto para ver mais imagens

Foi realizada nesta segunda-feira (16), no espaço de convivência, a mesa de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IFPE-Campus Ipojuca. O evento acontece no Campus entre até dia 19/10, e traz atividades voltadas para estudantes e para o público geral.

Confira a programação da SNCT 2023 e faça sua inscrição no site do evento.

Acesse o álbum de fotos da SNCT 2023 do IFPE Campus Ipojuca.

A solenidade de abertura da Semana contou com apresentações do Núcleo de Arte e Cultura do IFPE-Campus Ipojuca, que apresentou um texto e um cordel sobre o tema deste ano: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. A diretora-geral do Campus, professora Viviane Lucy, fez um convite aos estudantes para que aproveitem a programação. “Não participem apenas dos eventos relacionados ao curso de vocês, estejam também presentes nas atividades das outras áreas, de interesse geral. Tem muito conteúdo interessante”, ela disse.

Em seguida, foi realizada uma mesa de conversa sobre o tema da semana, que reuniu professores de diversas áreas do Campus: Célia Oliveira (Segurança do Trabalho); Gabriel Gameiro (Sociologia); Geruso Miranda (Biologia); Alberto Silva (Química); e Edson Fernando (Mecânica). O professor Marcos Ferrante, de História, ficou responsável pela mediação da conversa, que se deu em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) das Nações Unidas e as contribuições de cada área da Ciência para sua consecução. “Imaginem que, no ano passado, uma resolução da ONU reconheceu o direito a viver em um ambiente saudável como um dos Direitos Humanos. Isso de certa forma é espantoso, pois deveria ser algo natural, subentendido”, disse ele.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que está em sua vigésima edição. A organização da programação é feita de forma descentralizada, em instituições como o IFPE Ipojuca. Todos os anos, o Campus traz um pouco dos debates temáticos para a região, e também apresenta alguns dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica ao longo do ano.