Campus Ipojuca do IFPE oferece 252 vagas no Processo de Ingresso 2024.1

Há oferta de vagas em cursos das modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Superior; inscrições foram prorrogadas e vão até 29/11

O IFPE divulgou, nesta quarta-feira (01/11), o Edital do Processo de Ingresso 2024.1., que vai selecionar novos estudantes para o semestre que vem.

Atualização: As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 29 de novembro, exclusivamente pela Internet, no endereço do Processo de Ingresso 2024.1.

Confira a oferta de cursos do IFPE Ipojuca:

Modalidade Integrado ao Ensino Médio (para quem concluiu o Ensino Fundamental)

• Técnico em Mecânica (Integral) – 36 vagas
  • Técnico em Segurança do Trabalho (Integral) – 36 vagas

Modalidade Subsequente (para quem concluiu o Ensino Médio)

• Técnico em Automação Industrial (Tarde) – 36 vagas
  • Técnico em Mecânica (Noite) – 36 vagas
  • Técnico em Química (Tarde) – 36 vagas
  • Técnico em Segurança do Trabalho (Tarde) – 36 vagas

Modalidade Superior

• Licenciatura em Química (Noite) – 36 vagas

Inscrições e isenção de taxa – O IFPE faz parte da rede federal de educação e todos os seus cursos são gratuitos. O Instituto cobra uma taxa de inscrição no Processo de Ingresso para ajudar a cobrir os custos da aplicação da prova; a taxa custa R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos de graduação.

Candidatos/as com perfil de vulnerabilidade social (item 8.2 do edital) podem solicitar isenção da taxa se fizerem a inscrição no período de 02 a 09 de novembro. Nesse caso, é necessário preencher o formulário específico e enviar a documentação comprobatória (Anexo E do Edital), no mesmo site da inscrição.

Cotas – O IFPE reserva 60% das vagas do Processo de Ingresso para estudantes da rede pública de ensino, através do sistema de cotas. Para ter direito às cotas, o/a estudante precisa ter cursado em escola pública todo Ensino Fundamental (se vai tentar uma vaga em curso técnico Integrado) ou todo o Ensino Médio (se vai tentar uma vaga em curso técnico subsequente ou curso superior).

Os/as candidatos/as que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição confirmada deverão se submeter ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada. O procedimento ocorrerá de forma não-presencial, no período de 30 de novembro a 07 de dezembro de 2022, para todos os/as candidatos/as.

Listas de inscrições – A lista preliminar das inscrições homologadas nos cursos técnicos e superiores será publicada no dia 28 de novembro. Os/as candidatos/as devem conferir se sua inscrição foi aceita; caso tenha havido alguma pendência, poderão apresentar recursos no dia 29/11, no site do Processo de Ingresso. A lista final das inscrições está prevista para o dia 01/12.

Provas – As provas do Processo de Ingresso 2024.1 serão realizadas no dia 17 de dezembro, e serão constituídas de 30 questões (cursos técnicos) ou 50 questões (cursos de graduação). Os conteúdos programáticos  estão disponíveis no Edital, que pode ser acessado no site do Processo de Ingresso.

Canais de Atendimento – Os/as candidatos/as podem enviar suas dúvidas pelo e-mail duvidasingressoifpe2024@iaupe.com.br;

Inscrições | 02 a 29 de novembro

Solicitação de isenção da taxa | 02 a 09 de novembro

Aferição da condição de indígena e heteroidentificação | 30 de novembro a 07 de dezembro

Aplicação da prova | 17 de dezembro de 2023