IFPE Ipojuca produz kits de higienização para combate à COVID-19

Produtos para desinfecção de mãos e superfícies serão doados à comunidade acadêmica e a instituições sociais locais

O IFPE – Campus Ipojuca desenvolveu o Projeto Social de Ajuda Comunitária e Acadêmica (PROSACA) para enfrentamento da COVID-19. Segundo o coordenador geral da iniciativa, professor Sávio Pereira, “o projeto foca em dois aspectos integrados: a doação dos kits de higienização e a orientação à comunidade sobre o correto uso dos produtos e sobre informações relevantes a respeito da doença, incluindo formas de evitar ou minimizar a contaminação das pessoas.”

O referido kit constará de três produtos: álcool 70 em gel, sabonete líquido antisséptico para higiene das mãos e detergente sanitizante multiuso, para a desinfecção de superfícies. O conjunto de materiais será distribuído entre estudantes, servidores e instituições sociais circunvizinhas.

As orientações à comunidade serão disponibilizadas neste Portal, nas redes sociais do Campus e ainda em QR codes dinâmicos presentes nos rótulos dos produtos, que remeterão os usuários à devida seção do Portal e das redes.

Apoiada pela gestão do Campus Ipojuca, a equipe de trabalho é formada por docentes dos cursos de Química, Petroquímica e Licenciatura em Química, além de servidores técnico-administrativos das áreas de Ensino e de Comunicação. Para professora Viviane Lucy, Diretora-Geral da unidade de ensino, “o projeto é fruto do engajamento de uma grande equipe que nos permite contribuir com a nossa comunidade no combate à pandemia. Uma importante ação no cumprimento do nosso papel social”.

A perspectiva de produção inicial será de 900L de álcool em gel, 900L de sabonete manual e 1500L de detergente multiuso. O projeto pretende ainda treinar os envolvidos —e, posteriormente, discentes—, para serem propagadores destas ações em suas comunidades.