Notícias
IFPE Ipojuca sedia apresentação do Diagnóstico da Matriz CONIF
Encontro reuniu gestores e servidores para discutir critérios da matriz de distribuição orçamentária e apresentar diagnóstico da realidade do Campus Ipojuca
Na terça-feira (19), o IFPE Campus Ipojuca recebeu, na Biblioteca Ivandro Marques da Silva, a apresentação do Diagnóstico da Matriz de Distribuição Orçamentária, conduzida pela Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Institucional (Prodin). A atividade contou com a participação da chefe da Seção de Gestão e Desenvolvimento de Projetos, Dayanne Amaral, reunindo gestores e servidores de diversos setores.
A Matriz, instituída pela Portaria nº 646, de 25 de agosto de 2022, é o instrumento oficial que orienta a alocação anual de recursos aos Institutos Federais, considerando número de matrículas, indicadores de qualidade e eficiência e assistência estudantil, com dados consolidados na Plataforma Nilo Peçanha. O objetivo é assegurar equidade, transparência e critérios técnicos na distribuição do orçamento.
A visita teve dois focos principais: oferecer formação sobre os critérios técnicos da matriz e apresentar um diagnóstico detalhado da situação do campus. A iniciativa visa qualificar informações institucionais, fortalecer a cultura de decisões orientadas por evidências e apoiar o planejamento estratégico.
Estiveram presentes o Diretor-geral, Victor Wanderley, o Diretor-geral em exercício Marcello Veloso, a Diretora de Administração e Planejamento em exercício Geisa Taynara, a Diretora de Ensino, Paula Barone, as coordenadores(as) e demais servidores(as) envolvidos(as) na gestão acadêmica e administrativa.
No início dos trabalhos, Victor Wanderley destacou a importância do diagnóstico para orientar decisões futuras. “A explanação da composição orçamentária do Campus Ipojuca é fundamental para o planejamento, pois permite identificar lacunas que precisam ser trabalhadas, a fim de fortalecer e aprimorar o planejamento também sob a ótica orçamentária.”
Na sequência, Dayanne Amaral reforçou o caráter técnico da atividade, sublinhando a necessidade de alinhar os dados à realidade institucional. “Nosso objetivo é oferecer dados que apoiem a gestão na tomada de decisões. Reforçamos que as atividades finalísticas não devem ser pautadas apenas por questões orçamentárias, mas é fundamental entender a composição do orçamento e o impacto de cada atividade para decisões mais assertivas.”
Este processo contribui para maior eficiência e transparência na gestão dos recursos, e espera-se que os resultados do diagnóstico apoiem tanto as ações acadêmicas, como oferta de cursos e projetos de extensão, quanto a gestão administrativa, permitindo planejamento preciso e o uso mais eficiente dos recursos públicos.
O Campus Ipojuca integra o ciclo de visitas promovido pela Prodin, que já passou por 14 campi do IFPE. O trabalho teve início em 12 de fevereiro de 2025, no Campus Palmares. As próximas unidades a receber a atividade serão os campi Caruaru, Recife e a modalidade de Educação a Distância (EAD).