IFPE realiza o 1º Encontro das Licenciaturas em Química

Encontro reúne três campi e acontece nos dias 20, 21 e 22/06, no Campus Ipojuca

O Campus Ipojuca receberá, entre os dias 20 e 22/06, o 1º Encontro das Licenciaturas em Química do IFPE. Uma equipe multicampi organizou o evento, o primeiro a reunir participantes das três unidades do IFPE que oferecem o curso (Barreiros, Ipojuca e Vitória de Santo Antão).

“Nossos cursos de Licenciatura já existem há alguns anos, e poucas vezes tivemos a oportunidade de nos reunir para trocar experiências, nunca de maneira institucionalizada. Não podíamos deixar de dar esse pontapé inicial para uma maior integração”, disse o coordenador do evento, professor Alberto Silva (Campus Ipojuca). Em sua fala na abertura do Evento, ele destacou que a Licenciatura em Química é o quinto entre os 39 cursos superiores do IFPE em número de estudantes, com a missão de formar profissionais para uma educação de qualidade.

O pró-reitor de Ensino do IFPE, Assis Leão, representou a Reitoria do IFPE na abertura do evento, e falou sobre os esforços do IFPE para levar adiante a expansão do Ensino, na contramão dos cortes de investimentos na educação pública, em todos os níveis. ““Somos a segunda maior instituição de ensino federal em atuação no Estado, e temos um papel muito importante na descentralização e democratização da educação. Essa realidade é uma força do IFPE, mas também é desafiadora, por isso integrar os campi é tão importante”,”, afirmou.

1º Encontro das Licenciaturas em Química reuniu trabalhos desenvolvidos nos três campi e promoveu debates significativos para a área, com apresentações de docentes e convidados. O professor Antônio Carlos Pavão (UFPE / Espaço Ciência) proferiu a palestra de abertura.

Confira a programação dos três dias de evento:

Dia 20/06 (segunda-feira)
Horário  Atividade / Trabalho Ministrantes
17h Mesa de Abertura  Profs. Assis Leão (Proden); Viviane Lucy (DG Campus Ipojuca); Luciene Lira (DEN / Ipojuca); Alberto Antônio da Silva (coordenador do evento)
18h30 Minha escola é maker Leidyane Santos e Lucas Santana do Nascimento; prof. Victor da Costa Wanderley (coordenador) (Campus Ipojuca)
19h Palestra Inaugural  Prof. Antônio Carlos Pavão (UFPE / Espaço Ciência)
Dia 21/06 (terça-feira)
Horário Atividade/trabalho Ministrantes
16h30 Práticas experimentais no ensino de Química Palloma Joyce de Aguiar; profs. Kilma Viana e Etelino Melo (Campus Vitória)
17h Aplicações da Radioatividade por um olhar não formal Maria Sabrina Melo e Alessandra Azevedo; profs. Otávio Santos Jr., Luís Rodrigo e Kennedy Francis (Campus Vitória)
17h30 Tratamento de efluentes têxteis por fotoperoxidação João Eudes Portela Sobral; prof. Luiz Carlos Araújo dos Anjos (coordenador) (Campus Ipojuca)
18h30 Produção de materiais didáticos inclusivos no ensino-aprendizagem de Química  Natália Brito, Sérgio Santos, Cecília Albuquerque, Kássio Silva, Douglas Schurmann e Robson do Carmo; prof. Hércules Santiago Silva (Campus Ipojuca)