III Semana da Mulher debate desafios atuais e mulheres na história

A programação ocorreu entre os dias 09 e 12/03, no Campus Ipojuca do IFPE

Na semana que sucedeu o Dia Internacional da Mulher, a comunidade acadêmica do Campus Ipojuca envolveu-se com atividades que debateram os desafios históricos e atuais das mulheres na sociedade. A organização foi do Grêmio Estudantil, com apoio do  Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED), e contou com palestrantes convidados entre os professores da casa e também da comunidade externa ao IFPE.

“Esta é a terceira edição de nossa Semana, e uma nova oportunidade de colocar em evidência o tema das desigualdades de gênero”, disse Danielle Ferreira, coordenadora do NEGED. “O protagonismo do Grêmio este ano foi muito importante, afinal os núcleos de inclusão do IFPE não existiriam sem o envolvimento dos estudantes” .

Na segunda-feira (09), representantes da Prefeitura de Ipojuca abriram a programação. Ketulem de Paula, coordenadora do Programa Maria da Penha na Escola, falou a estudantes sobre as diversas manifestações da violência contra a mulher. Marina Sacramento, comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil no município, encerrou a palestra com informações sobre a realidade local: “Infelizmente, nem homens nem mulheres estão totalmente isentos de praticar ou sofrer violência. Muitos casos de calúnia ou difamação, por exemplo, acontecem por falta de informação sobre a legislação”, afirmou.

No segundo dia de atividades, terça-feira (10), a enfermeira e sanitarista Sheyla Mayara respondeu a dúvidas sobre saúde e sexualidade, e apresentou a estrutura de atendimento à saúde da mulher na cidade. “Precisamos ser co-responsáveis por nossa saúde e de nosso parceiro(a), procurando os serviços de atendimento no início da vida sexual e sempre que necessário”, disse ela.

Na quinta (12), os professores da casa Jane Palmeira e Gabriel Gameiro orientaram uma atividade que apresentou a vida e os feitos de mulheres através da história, em diversas épocas e regiões do mundo. “A ideia é propor um exercício dinâmico, em que tanto as mulheres quanto os homens presentes possam buscar elementos de identificação com essas figuras históricas, que muitas vezes são invisibilizadas“, explicou Palmeira.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL  – O Núcleo de Arte e Cultura do Campus abriu as atividades da Semana, com uma apresentação de poesia (slam) sobre os desafios enfrentados por mulheres. A organização da Semana também convidou professores de dança para uma aula aberta de zumba, proporcionando um momento de integração na terça-feira (10).

O Grêmio Estudantil também exibiu uma mostra de fotografia sobre o cotidiano de mulheres da comunidade acadêmica. “Procuramos retratar estudantes e servidoras em seu dia a dia, como uma forma de valorizar as mulheres do Campus”, explicou Mayarasol Silva, estudante do curso subsequente em Segurança do Trabalho que integrou a iniciativa.