IV Mostra de Extensão expõe progressos e desafios de projetos

Estudantes extensionistas do Campus Ipojuca participaram da IV Mostra de Extensão, que marca os primeiros seis meses dos projetos PIBEX

As equipes de cinco projetos de extensão do Campus Ipojuca apresentaram seus resultados preliminares na IV Mostra de Extensão do IFPE, realizada na última quarta-feira (20). A mostra acontece ao final dos primeiros seis do período de duração do projeto, e foi um espaço para os extensionistas mostrarem suas realizações até o momento e discutirem o planejamento para o próximo semestre.

Doze estudantes do Campus, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), participaram da Mostra como expositores. Para Erivan Antonio dos Santos, estudante de Licenciatura em Química e bolsista de um projeto sobre tecnologias em educação, a apresentação foi interessante também como treino para as próximas etapas: “Já passamos pela fase de pesquisa e planejamento, desenvolvemos um jogo que pode ser utilizado como ferramenta educacional, e agora estamos preparando um minicurso para professores e licenciandos. Faremos um piloto antes do curso, em outubro, mas a experiência de vir apresentar o trabalho para uma banca é sempre importante”, disse ele.

Confira a lista de projetos e estudantes que participaram da IV Mostra de Extensão como expositores no Campus Ipojuca.

Projeto Coordenador(a) Extensionistas

Destinação dos resíduos sólidos do

IFPE-Campus Ipojuca e

conscientização quanto a coleta

seletiva destinação adequada

Prof. Domingos Gama Mendes Filho

Hortência Eliedja das G. dos Santos

Savana Silva de Souza

Captação de estudantes do Ensino

Médio para o curso técnico

de Construção Naval

Prof. Edson Fernando Pereira

Erik Santos da Silva

Maria Helena Andrade Barbosa

Kariolayne Fernanda dos Santos Silva

Possibilidades de uso das tecnologias

digitais da informação e comunicação

na Educação Básica

Profª Maristela Maria Andrade da Silva

Erivan Antonio dos Santos

Elionay Tenile da Silva

Arte e Cultura:

uma proposta integradora

Profª Luciene Lira de Souza

Gabriela Gomes de Souza e Silva

Andreza Santos do Nascimento

Gabriela Falcão Cordeiro

Formação de catadores

para prevenir acidentes na

coleta de materiais recicláveis

no município de Ipojuca (PE)

Profª Célia Vicente de Oliveira

Amanda Silva de Lucena

Eliete Maria da Silva (expositora)

Participaram da Mostra o diretor de Extensão do Campus Ipojuca, Guilherme Amorim, e docentes do Campus que atuaram na banca avaliadora: Yara Amorim, Maristela Andrade, Luciene Lira, Marcelo Amorim e Edson Pereira, além da diretora de Ensino, Jane Palmeira, e  da diretora-geral em exercício, Viviane Lucy Santos. Philipe Soares, da coordenação de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) também participou da Mostra: “Preferimos fazer um evento itinerante nos Campi, como no ano passado, para ter um contato maior com os realizadores e entender os desafios que eles enfrentam, na ponta dos trabalhos de Extensão”.

No final do ano, extensionistas de todos os Campi do IFPE se reunirão no Encontro de Extensão, para mostrar os resultados finais de cada projeto e avaliar a experiência com extensão no Instituto.