Jornada de Iniciação Científica reúne estudantes de quatro Campi

A quinta edição da JIC marcou o início do ciclo de pesquisa dos estudantes que integram projetos de iniciação científica

O Campus Ipojuca recebeu, nos dias 26/09 e 27/09, as atividades da V Jornada de Iniciação Científica do IFPE. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq),  inaugura o ciclo de pesquisa do estudantes contemplados por bolsa de iniciação científica na última seleção.

“Nem todos os estudantes entram na iniciação científica com conhecimentos sobre metodologia ou redação de trabalhos científicos, por isso realizamos esse encontro logo no inicio do ciclo dos projetos. A JIC contribui para a formação de uma cultura de pesquisa”, disse o pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Antonio Alves Monteiro.

Além dos estudantes do Campus Ipojuca, participaram da reunião no polo Ipojuca estudantes dos campi Barreiros, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Os estudantes receberam as boas vindas do diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, do diretor de Pesquisa e Extensão, Wilmar Ferreira Jr., e do Núcleo de Arte e Cultura do Campus (NAC).

A JIC ofereceu aos bolsistas uma palestra sobre Metodologia Científica, com o professor Ikaro de Paula Santos; a palestra “Ferramentas Digitais de Pesquisa”, ministrada pelo professor Flávio Albuquerque Neto; e a palestra “Introdução à Pesquisa Aplicada e Inovação Tecnológica”, com o professor Daniel Penalvia.

INTEGRAÇÃO – A JIC é também oportunidade para os estudantes envolvidos com pesquisa científica conhecerem os trabalhos e processos de projetos de pesquisa em outros campi.

Fernanda Meireles, estudante do curso técnico de Logística, no Campus Cabo de Santo Agostinho, deve iniciar os trabalhos como pesquisadora voluntária de projeto de pesquisa no Cabo. “Sempre fui curiosa, decidi que queria participar de pesquisa e fui me informar sobre os projetos em curso”, ela disse.

Caio Lucas, estudante da Licenciatura em Química no Campus Barreiros, participou de atividades de pesquisa no ano passado e este ano realiza novo projeto de iniciação científica. “Desta vez pude desenvolver o projeto desde o início, decidir o tema, definir o plano de trabalho. Recomendo a todos participar dessa fase inicial, ajuda na pesquisa e nos deixa mais motivados”, disse o estudante.