Licenciandos trocam vivências de estágio em sala de aula

A socialização das experiências de estágio é oportunidade para licenciandos trocarem experiências e impressões depois de um semestre em sala de aula

Estudantes dos períodos finais do curso de Licenciatura em Química participaram, na quarta-feira (06), de um espaço voltado à troca de experiências de estágio. Ao longo do semestre, os licenciandos atuaram como estágiários de docência em aulas de Química e conduziram pesquisas sobre ensino e aprendizagem nas escolas públicas da região.

No encontro, cada licenciando apresentou as conclusões de sua pesquisa e os pontos positivos e negativos de sua atuação em sala de aula. “Foi ótimo o nível de participação dos estudantes nas atividades, mas em alguns momentos achei que não conseguiria o domínio de classe necessário para passar todo o conteúdo”, contou a licencianda Hannah Vitória, que completou seu segundo semestre de estágio em sala de aula. “De qualquer forma, senti que já melhorou muito em comparação com o primeiro estágio”.

Durante o estágio docência, a estudante Anália Silva aplicou um questionário sobre autorregulação do estudo de Química entre os estudantes do Ensino Médio – ou as técnicas mais utilizadas para estudo fora do horário de aula. “Pude ver um pouco de como a motivação é importante, e por isso procurei abordar os assuntos do programa da forma mais interessante possível”, disse ela.

Essa também foi a percepção do licenciando José Felipe da Cunha, que procurou trazer mais experimentação às aulas que preparou. “A experiência desperta o interesse e facilita a aprendizagem de conceitos, então procurei explorar bem os recursos do laboratório de Ciências”, ele conta. Como desafio, ele apresentou a necessidade  de lidar com os diversos imprevistos em sala de aula: “Dificilmente o plano de aula sai exatamente como esperado”.

O curso de Licenciatura em Química do IFPE-Campus Ipojuca prevê um total de 405 horas (4 semestres) de estágio curricular supervisionado. O estágio obrigatório é parte do processo formativo previsto no plano de curso, e envolve atividades de observação, participação e docência, sob a supervisão de um profissional já habilitado. Ao longo do período de estágio, o licenciando entra em contato com aspectos de gestão e organização do ambiente escolar e exercita conhecimentos, habilidades e atitudes da prática didática articuladas à base teórica oferecida ao longo do curso de graduação.