Minicurso ensina a produzir biodiesel a partir de óleo de cozinha

O curso para produção de biodiesel foi um dos destaques da VII Semana do Meio Ambiente do Campus Ipojuca, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de junho

O minicurso abordando a teoria e a prática da produção de biodiesel a partir de óleo residual de fritura foi um dos destaques da VII Semana do Meio Ambiente do IFPE-Campus Ipojuca.

Os trabalhos foram conduzidos pela professora do IFPE Juliana Yanaguizawa Lucena, juntamente com estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica – Técnico (PIBIC-Téc). O oferecimento do minicurso à comunidade foi uma ação de divulgação da tecnologia, que consta no escopo do trabalho de pesquisa que os estudantes Carlos Nunes Santana, Ewerton Ribeiro e Gilberto Guaraná vêm realizando há cerca de um ano, sob orientação da professora.

O minicurso foi realizado em duas partes, na segunda (20) e na terça-feira (21). Sabrina Maria, estudante do segundo módulo do curso técnico em Química, participou da oficina com outros colegas de turma: “Foi a primeira vez que trabalhamos com biodiesel. Fizemos todos os passos, e por enquanto está tudo dentro do esperado”, contou. Naquele momento, os estudantes se preparavam para o teste de chama, ponto crítico da oficina, em que os participantes testaram o biodiesel que eles próprios produziram. A combustão foi recebida com aplausos.

Campanha de coleta

Antes da oficina, o grupo de pesquisa havia lançado uma campanha para recolher óleo residual de fritura na comunidade acadêmica do Campus Ipojuca. Foram dois os objetivos da ação: conscientizar a respeito do descarte adequado de óleo e conseguir matéria-prima para os participantes do minicurso.

“Em apenas 14 dias depois da volta às aulas, foram doados 60 litros de óleo”, disse a professora Juliana Lucena. “Com a quantidade que estamos recebendo, além de usar o óleo para o projeto de biodiesel, pretendemos fabricar sabão em barra e sabonete líquido para uso no Campus Ipojuca”. A ideia é disponibilizar amostras do sabão para que estudantes e servidores as avaliem, antes da produção em larga escala.

Segundo a professora, outros estudantes manifestaram interesse em continuar com a pesquisa, e o projeto deve ser renovado. No primeiro ano, os estudantes pesquisaram e testaram a produção de biodiesel com três tipos diferentes de óleo: soja, milho e girassol, os mais comumente usados em fritura por imersão. Estão em fase de definição as atividades da próxima etapa de pesquisa.