Mostra apresenta atividades dos projetos de extensão

Trabalhos do primeiro semestre foram apresentados à comunidade acadêmica e submetidos a avaliadores

Aconteceu nesta quarta-feira (06), no Campus Ipojuca, a sessão local da X Mostra de Extensão do IFPE. O evento, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto, reuniu representantes dos 12 projetos de extensão em curso no Campus.

Os trabalhos de extensão vêm promovendo a integração do Campus às comunidades do entorno, em várias frentes, como: oferta de cursos de programação, avaliação de condições ambientais e de segurança em escolas e locais de trabalho, desenvolvimento de softwares e recursos didáticos e promoção da arte e cultura locais.

Estudantes do curso técnico Integrado de Segurança do Trabalho, por exemplo, estão realizando a avaliação das condições de saúde e segurança dos trabalhadores de oficinas mecânicas de Ipojuca. Em pesquisa junto a funcionários de duas oficinas, 75% deles disseram sentir incômodo com fumaça, poeira e manuseio de produtos químicos; dos 65% que disseram utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), só um quarto fazia a manutenção e limpeza regulares dos itens de proteção. “Eu já frequentava oficinas mecânicas com meu pai, e desde que entrei no curso comecei a notar a falta de EPIs e outros problemas no ambiente de trabalho. Faz parte da responsabilidade social do instituto levar esse conhecimento até esses ambientes”, disse Thauam Santos, do quinto período.

Além de dividir as expertises do IFPE com a comunidade externa, os projetos de extensão também possibilitam que os estudantes de todos os níveis de Ensino desenvolvam habilidades úteis para o futuro pessoal e profissional. “Nunca tinha dado uma aula na vida, mas me interessei na hora quando falaram do projeto”, conta Roger Willyan Montenegro, do quinto período de Engenharia Mecânica. Instrutor do projeto Programação na Comunidade, ele faz parte de uma equipe que ensina jovens do Ensino Médio a desenvolverem jogos simples em Python. “Assim como para os participantes o curso pode ser o despertar de um interesse em programação, para os extensionistas a experiência também desperta outros interesses”.

Conheça os projetos de extensão em curso no Campus Ipojuca no ano de 2022. Os projetos continuam no segundo semestre do ano; interessados em participar como voluntários podem entrar em contato diretamente com o(a) coordenador(a), ou escrever para dpex@ipojuca.ifpe.edu.br.