Mulheres na Eólica encerra ciclo de atividades com terceira parceria no setor privado

Projeto de extensão tecnológica procura apresentar e integrar estudantes mulheres à indústria eólica instalada no entorno do Campus Ipojuca

Termina neste mês de novembro o terceiro ciclo de atividades do projeto de extensão tecnológica Mulheres na Eólica, que visa contribuir para a promoção da igualdade de gênero no setor de energia eólica e integrar estudantes do IFPE-Campus Ipojuca a empresas da região.

Este último ciclo do projeto, coordenado pela professora Juliana Lucena (IFPE Ipojuca), firmou parceria com a multinacional Vestas do Brasil, líder na fabricação de aerogeradores. A professora ofereceu um curso de capacitação introdutório a tecnologias da indústria eólica, que contou também com palestras de profissionais da Vestas; 64 estudantes mulheres, de todos os cursos do Campus, e 28 colaboradoras da empresa participaram da iniciativa. “A Vestas já é muito comprometida com a causa da igualdade de gênero, por isso também foi uma parceria muito especial. Tivemos o CEO da empresa, engenheiras e outras profissionais da empresa, todas com muita bagagem na área, compartilhando conhecimentos e experiências com as participantes”, conta Lucena.

Imersão – Nas duas primeiras edições do Mulheres na Eólica, além do curso de capacitação, houve uma etapa de imersão nas empresas parceiras, com visitas técnicas e desenvolvimento de projetos – com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado (Facepe), que permitiu financiar bolsas de extensão às dez estudantes com melhor desempenho no curso de formação.

“Foi uma oportunidade ímpar de agregar conhecimentos na área de energia eólica, que está em crescimento no Brasil e em todo mundo, gerando muitas oportunidades de trabalho”, disse Luana Alcoforado, estudante do curso técnico em Automação Industrial, que participou do segundo ciclo do projeto. Ela esteve também na etapa de imersão, na empresa LM Wind Power. “Pudemos conhecer todas as etapas de fabricação de pás eólicas, o processo de testes em laboratório com as resinas e materiais utilizados. Foi realmente muito enriquecedor”, completou.

Maristela Ribeiro, engenheira de produção e técnica em Química formada pelo IFPE Ipojuca, foi uma das colaboradoras da LM Wind Power a receber a delegação de extensionistas do Campus durante as atividades da imersão. “Foi um projeto inédito acontecido na empresa e não há dúvidas de seu sucesso, para todas as partes envolvidas. Foi possível apresentar às extensionistas diversos processos da empresa e rotinas de mulheres que trabalham em etapas de produção e gestão. Muitas empresas da área eólica têm buscado ser mais inclusivas, e por isso foi muito importante plantar esta semente.”, afirma ela.

Desde a primeira edição do Mulheres na Eólica, em 2021, cerca de 150 estudantes do Campus Ipojuca tiveram a oportunidade de se capacitar na área, além de funcionárias e colaboradoras das empresas parceiras que também participaram da etapa de capacitação. A SIW Kits Eólicos, a LM Wind Power e, agora, a Vestas do Brasil, firmaram parceria para receber as estudantes do Campus e contribuir com sua formação.