Neabi faz visita ao Quilombo Ilha das Mercês

Estudantes e servidores puderam conhecer formas de vida tradicionais e estreitar relações com a comunidade

Os membros do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFPE Ipojuca (Neabi) estiveram, no dia 21/10, em visita ao quilombo Ilha das Mercês. Estudantes e servidores do Campus puderam conversar com lideranças e moradores da Comunidade e conhecer um pouco da história da região.

Veja fotos da visita.

“A ideia da visita foi levar os membros do Neabi para um contato mais direto com essa forma de vida mais tradicional de uma comunidade quilombola, uma realidade que é muito próxima do Campus e que muitos não conhecem”, explica o chefe da Divisão de Direitos Humanos, Leandro Paulo dos Santos. Os moradores mostraram ao grupo uma igreja que fazia parte de um antigo engenho, ruínas do que os moradores disseram ter sido uma senzala e um baobá, árvore simbólica da cultura afrobrasileira, ao redor do qual costumavam acontecer as festas da comunidade que ali se instalou.

O Campus tem estudantes moradores e ex-moradores da comunidade, que recentemente obteve a certificação de reconhecimento do status de quilombola e garantiu seu direito de habitar na região. As famílias do quilombo Ilha das Mercês vivem da pesca artesanal, cultivo de guaiamum e roçados, beneficiamento de produtos agrícolas e apicultura; com os recursos advindos dessas atividades, eles dizem garantir a subsistência, mesmo em épocas de escassez de emprego. Também já foram desenvolvidas parcerias entre o IFPE e a comunidade, a quem o Neabi levou um convite para participar de atividades no mês de Novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra.