Novas tecnologias chegam ao polo IF Maker no Campus Ipojuca

Fablab localizado no IFPE-Campus Ipojuca é ambiente maker aberto para projetos de toda a região

O laboratório IF Maker do IFPE-Campus Ipojuca recebeu e instalou, nas últimas semanas, softwares e equipamentos que ampliaram a gama de tecnologias disponibilizadas aos usuários. O IF Maker é aberto para projetos da comunidade acadêmica interna ou de outros campi, e também para iniciativas externas que podem se beneficiar do ambiente maker.

Desde o início de maio, está em funcionamento na sala C10 uma cortadora a laser,  que pode ser utilizada para cortar chapas de madeira e acrílico e também na gravação de superfícies. A tecnologia é comum na fabricação industrial e vem se popularizando para a confecção e acabamento de peças e produtos em pequena escala. “São inúmeras as possibilidades de uso da cortadora a laser. Já conversamos com pessoas interessadas na confecção de placas, estruturas mecânicas, materiais didáticos, aeromodelos, instrumentos e aplicações em artesanato, por exemplo”, conta o coordenador do IF-Maker, professor Thiago Santos.

Chegou também ao IF Maker a quinta impressora 3D do laboratório, da marca Creality. “Nela é possível imprimir peças maiores e também com maior precisão”, explica Santos. O IF Maker já dispõe de outras quatro impressoras 3D, de pequeno e médio porte, em operação.

Uma terceira novidade disponível no espaço é a licença do software Solid Works, que permite desenhar geometrias em três dimensões e simular usos diversos do objeto projetado. Nos próximos meses, cinco servidores farão um curso de capacitação completo em Solid Works, parte do pacote adquirido pelo Campus, e poderão atuar como multiplicadores da ferramenta na comunidade do IF Maker.

Jefferson Guimarães, estudante do quinto semestre de Engenharia Mecânica, extensionista e bastante atuante em projetos do IF Maker, já iniciou o desenvolvimento de alguns objetos no Solid Works. “Vi alguns vídeos mostrando como usar o programa e a partir daí comecei a tentar aplicar a projetos que estão em curso. Com um professor da área, começamos a desenhar um pluviômetro. Para outro projeto, um invólucro para um sensor de impressão digital”, conta ele.

IF Maker – O IF Maker é um projeto apoiado pela Secretaria de  Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que visa promover o desenvolvimento da cultura learning by doing e da aprendizagem baseada em projetos nos institutos federais, contribuindo como suporte ao processo de ensino-aprendizagem nos espaços formativos do Instituto, em todas as áreas do conhecimento.

Os laboratórios IF Maker são espaços transdisciplinares, que podem ser utilizados pelos diversos cursos, projetos de pesquisa e extensão e iniciativas da comunidade acadêmica do IFPE. Projetos de fora do IFPE também podem ser acolhidos no IF Maker, caso haja interesse no ambiente, tecnologias e princípíos maker. Para entrar em contato, escreva para ifmaker@ipojuca.ifpe.edu.br.