Novembro Negro promove ações de valorização da cultura afrobrasileira

Programação incluiu apresentações de poesia, capoeira, oficinas e desfile de estudantes

Para marcar o mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o IFPE-Campus Ipojuca recebeu convidados e propôs aos estudantes uma programação especial.

No dia 16, os poetas Fabrício Santos (@arteiropoeta) e Cris Annie (@cris_annie_poetisa) compuseram uma mesa de abertura, para falar sobre seu ativismo e apresentar sua poesia. Também foi realizada uma conversa sobre racismo no esporte, com os educadores físicos Jaques Andrentty (@jaqueshow26), Cris Annie (que também tem agência na área de esportes e inclusão) e o professor de Educação Física do Campus, Carlos Henrique de Almeida. À tarde, a Associação Capoeira Nossa Cor (@nossacorcamela), liderada por mestre Dindô, fez apresentações de capoeira e uma roda de samba que envolveu a comunidade acadêmica.

No dia 22, a tarde foi de oficina de tranças, pintura tradicional e desfile dos estudantes, com roupas e acessórios que valorizam a cultura e a beleza negras.

Por fim, no dia 28/11, a comunidade pôde participar de uma sessão do Clube do Livro sobre a obra “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, mediado pela professora Núbia Sousa; e de um cinedebate com o longa-metragem “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos.

Clique aqui para ver o álbum com mais fotos das atividades.

“Ao longo deste mês realizamos diversas atividades, com uma proposta mais direcionada à valorização e fortalecimento da autoestima das pessoas negras, que, dado o racismo estrutural, muitas vezes não se enxergam com a beleza e a potencialidade que têm”, explica o professor Gabriel Gameiro, coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do Campus (Neabi). Ele destacou o engajamento da comunidade acadêmica na promoção das atividades (estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados) e o apoio do Sindisifpe para trazer os convidados ao Campus. “Também fortalecemos uma frutífera parceria com diversos sujeitos que estão na luta antirracista, no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca”, completou.

“Esperamos que este mês tenha sido um momento de reflexão e empoderamento racial, com o objetivo de construirmos uma sociedade com menos racismo, continuando nessa luta nos meses que se seguem”, disse Gameiro.

O Novembro Negro no Campus Ipojuca é uma iniciativa do Neabi e da Divisão de Direitos Humanos do Campus (DDH), com apoio do Sindisifpe. O tema do seminário este ano foi “Celebrando a Beleza Negra e a Luta Antirracista: Nossa Cor é um Orgulho”.