Novos bolsistas iniciam atividades no Núcleo de Arte e Cultura

Os 24 estudantes aprovados na seleção do Programa de Incentivo a Arte e Cultura assumem agora as atividades do Núcleo no Campus Ipojuca

Começaram na segunda-feira (01) as atividades da nova composição do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ipojuca (NAC), com os estudantes aprovados na última seleção do Programa de Incentivo a Arte e Cultura do IFPE. Foi promovido um encontro entre os “veteranos”, que integraram o Núcleo no último ano, e os bolsistas que estão ingressando na NAC.

O depoimento de um dos veteranos, Jackson Fernando chegou a emocionar os colegas. “Eu tinha trancado o curso, porque pensava em desistir, quando me falaram dos encontros do Núcleo. Comecei vindo como voluntário, e no fim o NAC contribuiu muito para minha decisão de persistir e continuar no curso. Acho que com muita gente foi assim”, disse Jackson, que está agora no quarto e último módulo de Naval.

Ao longo dos próximos dez meses, o núcleo deve trabalhar com projetos ligados à literatura, música, dança e teatro. Este ano, o Núcleo conta com estudantes dos seis núcleos do Campus.

Felipe Barbosa, o “Coruja”, tem mais inclinação para a área de literatura: levou à seleção do Programa um livro de ficcção sobre mitologia que escreveu antes de entrar no Campus Ipojuca, também no curso de Construção Naval. “Foi muito bom o encontro. Gostei por que as pessoas são muito variadas, tem gente de todos os cursos, com interesses diferentes em arte e cultura, gente mais tímida, mais expansiva. Será uma mistura interessante”.

Muitos talentos

Como o Programa recebeu muitas inscrições e o desempenho geral na entrevista foi muito bom, a coordenação do núcleo conseguiu uma ampliação do número de bolsa inicialmente previsto. Serão 24 bolsistas no próximo ciclo, de dez meses, e mais estudantes do Campus que participam como voluntários

“Hoje fizemos o primeiro encontro com o grupo de bolsistas, mas o Núcleo sempre conta com estudantes voluntários, que participam igualmente das atividades e são muito importantes para os trabalhos”, disse a professora coordenadora do NAC, Luciene de Lira Santos. Estudantes interessados em colaborar com o Núcleo podem procurá-la, ou às servidoras Ádja Câmara (Biblioteca) e Isabelle Meira (Setor de Psicologia), também da equipe de coordenação.

O Programa de Incentivo a Arte e Cultura visa estimular a prática artística e cultural dos estudantes do IFPE, por meio de atividades socializadas com a comunidade acadêmica do IFPE, em eventos nos Campi, e com a comunidade externa. Os bolsistas do Programa compremetem-se a dedicar seis horas semanais ao desenvolvimento dessas atividades, ao longo de dez meses.