Núcleo de Astronomia apresenta trabalho em congresso de Educação

Experimento com espectroscópios caseiros foi apresentado no V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, em Londrina (PR)

Um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Astronomia do Campus Ipojuca foi apresentado no V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL)/PR, entre os dias 24 e 27 de julho de 2018.

O trabalho “Análise de espectros utilizando espectroscópio caseiro” foi apresentado pelos estudantes Denes Alves de Farias, Edite Maria dos Anjos e Virgínia Marlene Correia, orientados pelo professor Marcelo Amorim. O Núcleo de Astronomia já havia realizado esse experimento durante uma oficina na Semana de Meio Ambiente do Campus, realizada em junho do ano passado: os participantes aprenderam a construir um espectroscópio com materiais caseiros e depois puderam observar diferentes fontes de luz.

“Neste trabalho, é possível mostrar que cada elemento químico e cada partícula tem seu espectro característico. Isso ajuda a entender com os astrônomos conseguem saber tantas informações de objetos longínquos com base apenas na luz”, explica Amorim, coordenador do Núcleo de Astronomia e orientador do trabalho.