Núcleo participa do 23º Encontro Nacional de Astronomia

Núcleo de Astronomia apresentou trabalho didático sobre a frequência da ocorrência de eclipses

O Núcleo de Astronomia do IFPE-Campus Ipojuca esteve, entre os dias 12 e 14 de outubro, no 23º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), realizado no Campus da Universidade Estadual da Paraíba em Araruna (PB).

Orientados pelo professor de Física Marcelo Amorim, os estudantes do Núcleo apresentaram o trabalho “Modelo Tridimensional: Recurso Didático para estudar as temporadas dos eclipses˜, na modalidade pôster. Assinam o trabalho Renata Silva e Karina Santos (Licenciatura em Química), Edite dos Anjos e Denes Farias (concludentes/egressos do Campus).

“Utilizando como recursos didáticos modelos tridimensionais dos três astros e os planos orbitais, o trabalho explica as condições necessárias para ocorrerem eclipses, sejam lunares ou solares˜, explica o professor. O trabalho ajuda a explicar por que os eclipses são fenômenos relativamente raros (ocorrem entre duas e sete vezes por ano) e que acontecem em temporadas específicas.