Núcleos temáticos propõem atividades na Semana de Meio Ambiente

O Núcleo de Estudos Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Astronomia e o Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ipojuca ofereceram atividades especiais durante o evento

Três núcleos constituídos no Campus Ipojuca integraram a programação da VIII Semana de Meio Ambiente, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de junho, com o tema “Tecnologias em favor da Sustentabilidade”.

O Núcleo de Astronomia, coordenado pelo professor Marcelo Amorim, preparou uma oficina de construção de um Espectômetro Caseiro. O aparelho permite observar linhas espectrais e comparar a composição da luz emitida por diferentes fontes; com esse método, astrônomos conseguem estudar as características de fenômenos ocorridos no espaço.

A oficina começou com experimentos cotidianos sobre a refração da luz, passou à confecção de um espectômetro com materiais reutilizados e terminou com uma sessão de observações. Eryka Christine Nascimento, estudante do 3º Módulo de Química que faz parte do Núcleo, deu apoio à parte prática da oficina. “Estamos nos reunindo há algumas semanas para preparar a oficina de hoje e construir um espectômetro com materiais caseiros”, explicou. “Usamos CDs velhos, pedaços de cano, fita isolante e cartolina”.

MEIO AMBIENTE E POVOS INDÍGENAS – Um dos núcleos que trabalham inclusão social no Campus Ipojuca , o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), trouxe à Semana de Meio Ambiente assuntos como os direitos e conflitos associados à demarcação de terras e o uso de tecnologias na preservação da cultura e dos conhecimentos de populações indígenas.

O debate foi mediado por Leandro Paulo dos Santos, coordenador do NEABI, e teve a participação de estudantes do Campus Ipojuca e também da rede estadual de Ipojuca. “Como brasileiros, somos um povo diverso, e por isso é importante conhecer e celebrar as diferentes heranças culturais. As políticas públicas têm que estar atentas às necessidades de todos, também das minorias”, concluiu.

ARTE E CULTURA, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO – A Semana de Meio Ambiente também se propôs a utilizar material reciclado e reutilizado em seu material de comunicação. Os blocos de anotações distribuídos aos participantes foram confeccionados com papel de rascunho, e banners de eventos antigos foram reaproveitados.

Atendendo à organização do evento, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) promoveu no primeiro dia da Semana a Oficina Recriarte, para reaproveitamento de materiais na confecção de banners e cartazes”. Os participantes da oficina trabalharam na concepção e execução de banners inspirados pelo tema da Semana, sob orientação da coordenadora do NAC, Luciene Lira de Souza. Os trabalhos ficaram expostos no Bloco B. Leia mais sobre a oficina do NAC no primeiro dia da Semana de Meio Ambiente.