Palestra “A Matemática está em tudo!” abre a VIII SNCT do Campus

Mais de 60 trabalhos integram a programação da VIII Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ipojuca

Teve início na segunda-feira (02) a oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no IFPE-Campus Ipojuca. O tema do evento este ano é “A Matemática está em Tudo!”.

Veja a programação da VIII SNCT no Campus Ipojuca

Os professores de Matemática do Campus Ipojuca, Andrea Santos, Anselmo Guerra e Roberto Amaral, abriram a Semana com um exercício de imaginação: como seria um mundo sem Matemática? “Muita gente ficaria feliz em não precisar estudar a matéria, mas a verdade é que sem Matemática não existe tecnologia nem desenvolvimento científico. O mundo como a gente conhece hoje não existiria se a Matemática não existisse”, disse a professora Andrea Santos.

A palestra foi precedida pela solenidade de abertura e por uma apresentação do Núcleo de Arte e Cultura do Campus (NAC), que montou um esquete especialmente para a Semana – eles representaram uma conversa entre grandes nomes da Matemática através dos séculos, como Pitágoras e Sofia Kovalevskaya.

Na cerimônia de abertura, a equipe do Campus Ipojuca deu início formal ao evento e desejou bons trabalhos à comunidade acadêmica. “Estamos muito felizes com a realização de mais este evento, que traz a comunidade para a escola e leva a escola para a comunidade, desta vez tendo a Matemática como centro”, disse a professora Ana Patrícia Falcão, pró-reitora de Extensão do IFPE, que participou da mesa.

Também integraram a mesa de abertura o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima; a diretora de Ensino, Luciene Lira de Souza; o diretor de Extensão e de Pesquisa e Inovação, Wilmar Ferreira Jr.; e Norberto Junior, secretário executivo de Educação de Ipojuca, que também saudou a realização da SNCT no Campus: “São oportunidades como essa que permitem ressignificar os espaços de ensino”, ele disse.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, realizado em diversas instituições de ensino e pesquisa, em todo o Brasil.