Palestrantes convidados dão início à Semana de Cursos

Representantes da FIEPE, CIEE e SEBRAE estiveram na programação do primeiro dia da Semana de Cursos do Campus Ipojuca

O IFPE-Campus Ipojuca deu início a sua Semana de Cursos, nesta terça-feira (28), com uma programação conjunta para estudantes de todas áreas. Entidades como a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) participaram do primeiro dia de atividades.

Maurício Laranjeira, assessor da presidência da Fiepe, apresentou aos estudantes um panorama da indústria no Estado de Pernambuco e falou sobre as perspectivas futuras. “Temos muitos setores com grande potencial, mas enfraquecidos por conta da crise econômica, ou com dificuldades para melhorar sua competitividade”, afirmou. Entre as medidas importantes para o crescimento industrial no Estado, ele citou a necessidade de reativação do polo naval, a conclusão da ferrovia Transnordestina e a construção do Arco Metropolitano, ligando o litoral norte ao litoral sul.

O professor Sergio Gaudêncio, que dirigiu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) até ano passado, falou sobre as particularidades e desafios da educação profissional e tecnológica (EPT). Para ele, é essencial que o Brasil invista em todas as modalidades de EPT, que hoje contam com 1,9 milhões de matrículas no país. “O ensino profissional é o que tem melhores condições de preparar alguém para o mercado de trabalho, considerando as mudanças cada vez rápidas que estão acontecendo no setor produtivo”, disse.

Pela manhã, Mirelle Queiroz, do CIEE, falou a estudantes sobre a oferta de estágios na região e sobre outras modalidades de práticas profissionais, que podem ser validados como horas de estágio obrigatório para conclusão dos cursos do Campus Ipojuca (veja aqui).

À noite, Guilherme Alves, gestor de projetos do SEBRAE ofereceu uma palestra sobre as competências exigidas do “profissional 4.0”, com dicas para desenvolver o pensamento analítico e outras habilidades necessárias em um mundo onde a tecnologia é cada vez mais central.

Além dos convidados, professores do Campus também prepararam apresentações de interesse geral dos estudantes. No primeiro dia de atividades, o professor Guilherme Amorim falou sobre Educação Financeira e sobre um modelo de democracia participativa testado em decisões da gestão do Campus. A professora Paula Barone também expôs um trabalho de Iniciação Científica e falou sobre as possibilidades da pesquisa para estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus.