Pesquisadores de laboratórios criativos e espaços maker trocam experiências em visita técnica

Visitas técnicas envolveram pesquisadores do IF Maker Ipojuca, do Núcleo de Controle de Medicamentos Correlatos (UFPE) e do Arteria Lab (Universidade de Évora)

Professores e estudantes que integram o IF-Maker do Campus Ipojuca receberam, na semana passada, a visita da pesquisadora Natalia Melo, da Universidade de Évora, em Portal. Ela trabalha no espaço criativo ArteriaLAB da universidade, voltado ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares no marco da cultura maker.

A pesquisadora participou de uma Mostra do curso de Engenharia Mecânica, no dia 13/12, no formato de exercício prático: utilizando os softwares TinkerCad, SolidWorks e Inventor e as impressoras 3D do IF-Maker, os estudantes executaram em 3D experiências de Mecânica Geral descritas em livros: “A atividade permitiu facilitar a visualização, em três dimensões, de experimentos clássicos descritos na literatura, e pode ser utilizada como recurso didático em disciplinas de Mecânica e Física”, disse Thiago Victor dos Santos, coordenador do IF Maker e professor da área.

Juntamente com a pesquisadora do ArteriaLAB (espaço maker da universidade de Évora/Portugal), a equipe do IFMaker também visitou o Núcleo de Controle de Qualidade de Medicamentos Correlatos da UFPE, um laboratório especializado em tecnologia farmacêutica, nanotecnologia, biotecnologia e bioimpressão. O Núcleo desenvolve produtos e faz estudos com foco no desenvolvimento de soluções alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A proposta é trabalhar em conjunto nas pesquisas que envolvem o uso das impressoras e bioimpressoras 3D. Com isto, estudantes e professores que integram os espaços maker terão a oportunidade de acessar tecnologias avançadas nessas áreas, ampliando o conhecimento e expertise da comunidade acadêmica e criando novas vias de crescimento para seus laboratórios.