Professor apresenta estudo sobre uso de tintas seletivas

O professor Thiago Victor Santos, docente do Campus Ipojuca, ofereceu palestra sobre a tecnologia, opção de baixo custo para conforto térmico e economia de energia

A tecnologia das tintas seletivas, que possibilita maior conforto térmico a baixo custo, foi o assunto da palestra oferecida nesta quinta-feira (23) pelo professor Thiago Victor Santos.

O palestrante é docente do Campus Ipojuca, no momento afastado da função para realização de doutorado na Brunel University, em Londres. Ele apresentou os resultados de um projeto financiado pelo Global Challenge Research Fund (GCRF), em parceria com a Universidade Tecnológica de Kingston (Jamaica), a Ho Politecnica (Gana), a Universidade Federal de Pernambuco e o IFPE.

O docente apresentou os resultados da aplicação de tintas seletivas em uma casa no bairro de Caxangá, no Recife. “Constatou-se uma redução de até 3 graus Celsius na temperatura interna de uma casa comum, de três quartos, no Recife”, explicou. Nos três países onde foram realizados os estudos de caso, foi constatada uma significativa redução da média de temperatura no interior e na área externa das casas.

As tintas seletivas possuem alta emissividade e refletividade, limitando a absorção de calor pelos materiais da construção. Como consequência, o conforto térmico é maior, possibilitando menor gasto de energia com ventiladores e ar condicionado, por exemplo. “Como o calor se dissipa mais facilmente, em larga escala essa tecnologia poderia contribuir para reduzir as ilhas urbanas de calor, comuns nas grandes cidades onde há alta radiação solar”, disse Santos.

A palestra “Tintas Seletivas: tecnologia a baixo custo como solução para conforto térmico e economia de energia em casas de baixa renda e alto nível de radiação solar” foi acompanhada por estudantes dos cursos técnicos de Química e de Automação Industrial, por docentes e técnicos-administrativos e por pessoas interessadas da comunidade externa.