Profissionais dão treinamentos a estudantes de Segurança do Trabalho

As palestras, voltadas a estudantes e profissionais da área, marcaram o Dia do Técnico em Segurança do Trabalho no Campus Ipojuca

A coordenação do curso de Segurança do Trabalho convidou profissionais da área para oferecer treinamentos a estudantes e egressos, na última quarta-feira (21). Pela manhã, os estudantes assistiram a palestra sobre o papel da percepção de risco para a correta aplicação de medidas preventivas; à tarde, participaram de treinamento sobre conservação e manutenção de equipamentos de proteção individual (EPIs).

A técnica em Segurança Priscyla Teixeira, primeira palestrante do dia, é egressa do Campus Ipojuca do IFPE e trabalha como instrutora de máquinas e gestora de saúde e segurança ocupacional (SSO). “O técnico em Segurança tem que desenvolver uma visão crítica, e incluir sua percepção de risco no planejamento da empresa. Quando a gente está na área vê práticas arraigadas, que sempre ocorreram, mas que são desvios de segurança e podem ocasionar um acidente”, explicou.

À tarde, falaram aos estudantes o engenheiro Harlan Castro, da Honeywell, e o gestor da Industrial Pernambuco, Diógenes Rufino. “Trouxemos alguns dos equipamentos de segurança mais usados pelas indústrias da região, com todas as informações para seu uso correto, já que no futuro serão eles a instruir os trabalhadores sobre segurança“, disse Castro.

As palestras foram promovidas em comemoração ao Dia do Técnico em Segurança do Trabalho (27/11), abertas a estudantes, egressos e profissionais da área. “São temas que estão sendo cobrados no mercado de trabalho, e os convidados trouxeram um conteúdo muito detalhado, ferramentas específicas que muitas vezes as pessoas só conhecem depois que já estão na empresa, trabalhando na área”, afirma a coordenadora do curso, Rosemeri Pontes.