Programa Autonomia e Renda Petrobras abre inscrições para cursos gratuitos no IFPE Ipojuca

Iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais, disponibilizará bolsas-auxílio mensais aos participantes. Ao todo, são 161 vagas distribuídas em cinco cursos

O Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma iniciativa da Petrobras em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Ipojuca, está com inscrições abertas, de 02 a 16 de outubro, para cursos de qualificação profissional gratuitos.

Ao todo, serão oferecidas 161 vagas distribuídas em cinco cursos relacionados ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, mais especificamente às profissões relacionadas ao setor de Óleo e Gás. São eles: Instrumentação; Caldeireiro; Montador de Andaimes; Pintor Industrial; e Inspetor de Elétrica.

Os cursos serão presenciais e destinam-se, prioritariamente, a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego, priorizando grupos minorizados, tais como mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas, refugiados.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsas-auxílio será de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade, acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Para o coordenador do Programa no IFPE, James Radson da Silva Lima, “trata-se de grande iniciativa da Petrobras, que visa oportunizar e incluir as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mundo do trabalho, por meio da educação, utilizando a grande experiência e qualidade dos Institutos Federais. Esperamos oferecer o melhor para capacitar essas pessoas que procuram dias melhores para suas famílias.”, destaca.

Inscrições e seleção

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br) e anexar os documentos. A inscrição é gratuita e a seleção ocorrerá por meio de sorteio público. A previsão é de que as aulas tenham início no dia 11 de novembro.

Sobre o Programa

O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), cujo objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos gratuitos e bolsas para capacitação em nível técnico e qualificação profissional.

“O Programa Autonomia e Renda tem por objetivo aumentar as chances de empregabilidade de quem mora próximo à Refinaria Abreu e Lima e a outras unidades de operação da Petrobras no Brasil. Com esse programa, queremos contribuir para um maior aproveitamento da mão de obra local no setor de óleo e gás, fomentar a indústria nacional e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população. Afinal, o Brasil é a nossa energia e contribuir para o desenvolvimento local sempre fez parte da história da Petrobras”, afirma o gerente geral da Refinaria Abreu e Lima da Petrobras, Márcio Maia.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Em caso de dúvidas, acesse o portal: autonomiaerenda.com.br.

Leia o Edital na íntegra: autonomiaerenda.com.br/editais/estudantes.

SERVIÇO:

Inscrições abertas para Cursos Gratuitos Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFPE – Campus Ipojuca

• Data das inscrições: 02/10 a 16/10
  • Sorteio das vagas: 18/10/2024