Programa de Incentivo a Arte e Cultura abre processo seletivo

Consulte o edital do programa que oferece bolsas a estudantes que querem participar do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Ipojuca

Começam no dia 1º de julho as inscrições para o Programa de Incentivo a Arte e Cultura do IFPE, para estudantes do Campus Ipojuca. O Programa visa estimular a prática artística e cultural dos(das) estudantes do IFPE, concedendo benefício financeiro a discentes envolvidos com espetáculos, eventos e produções em geral socializadas com a comunidade acadêmica.

Consulte o Edital do Programa de Incentivo à Arte e Cultura.

Consulte a Errata 01, esclarecendo ponto ambíguo do edital.

O edital disponibiliza 16 bolsas para estudantes que desejam integrar o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Ipojuca. O valor mensal da bolsa é de R$ 308, com vigência por dez meses. Ao longo desse período, o estudante precisa estar cursando no mínimo três componentes regulares e deve dedicar seis horas por semana às atividades do Núcleo.

A seleção conta com uma etapa de análise documental e socioeconômica e uma etapa de entrevista, audição ou apresentação de portfólio para atestar o interesse e as relações do estudante com a área artística/cultural.

A documentação de inscrição será entregue no Setor Integrado de Atendimento ao Discente (SIAD). Tratam-se dos mesmos documentos necessários à inscrição no Programa Bolsa Permanência – o estudante que desejar participar das duas seleções deve informar isso ao funcionário do SIAD e solicitar a ficha de inscrição do Programa de Incentivo a Arte e Cultura. Não é necessário entregar duas cópias de cada documento.

Confira o cronograma previsto, e não deixe de ler atentamente o edital antes de se inscrever.

28/06 a 06/07

– Impressão do formulário do Relato de Vida (para preenchimento manual; veja o link abaixo)

– Preenchimento do Questionário Online e impressão do documento respondido (veja o link abaixo)

01/07 e 04/07

Inscrição para estudantes ingressantes em 2016.1 na condição de cotistas com renda familiar per capita até 1,5 salário mínimo.

Documentos para inscrição:

• Ficha de inscrição (disponível no SIAD)
  • Formulário de Relato de Vida impresso e preenchido à mão
  • Impressão do Questionário Online preenchido
  • Histórico Escolar com as disciplinas do semestre (pode ser impresso do Q-Acadêmico)
  • 1 (uma) foto tamanho 3X4 recente
  • Cópia do CPF do estudante (ou cópia do RG, caso o número do CPF conste no RG)
  • Caso o estudante possua conta bancária em seu nome, extrato bancário ou cópia do cartão da conta
05/07 a 07/07

Inscrição para os demais estudantes (os que não são cotistas por renda e ingressantes em 2016.1).

Documentos para inscrição:

• Ficha de inscrição (disponível no SIAD)
  • Formulário de Relato de Vida impresso e preenchido à mão
  • Impressão do Questionário Online preenchido
  • Histórico Escolar constando os períodos já cursados e a matrícula nas discipplinas em 2016.1 (impresso do Q-Acadêmico)
  • 1 (uma) foto tamanho 3X4 recente
  • Cópia do CPF (ou cópia do RG, caso o número do CPF conste no RG)
  • Documentos comprobatórios  da renda de todos os integrantes do núcleo familiar que sejam maiores de 18 anos, com ou sem vínculo empregatício, incluindo o(a) estudante. Leia o Edital (item 12, Quadro 2) para saber como comprovar a renda em cada caso. Baixe os modelos de declaração, segundo sua necessidade:
  • Cópia da fatura da conta de energia elétrica de qualquer mês do ano de 2016 (na inexistência de fatura, use o modelo de justificativa de perda/extravio da conta de energia elétrica)
  • Se o(a) candidato(a) ou sua família são beneficiários de programas sociais, apresentar cópia do extrato de pagamento emitido em 2016, devidamente identificado, e cópia do cartão do benefício (BPC, Bolsa Família, Auxílio Moradia, etc.). Leia o edital para mais informações.
15/07

Divulgação do resultado preliminar das etapas anteriores

18/07

Data para interposição de recursos ao resultado preliminar

20/07

– Divulgação do resultado final da primeira etapa

– Divulgação do cronograma de entrevistas, com audição e/ou apresentação de portfólio dos candidatos

21, 22 e 25/07

Entrevistas com os candidatos, com audição e/ou apresentação de portfólio

26/07

Divulgação do resultado preliminar da etapa de entrevistas

27/07

Interposição de recursos

28/07

Divulgação do resultado final do Edital de Seleção do Programa de Incentivo a Arte e Cultura

29/07 e 01/08

Assinatura do termo de compromisso

Depois de ler atentamente o edital, caso reste alguma dúvida, o(a) estudante pode entrar em contato com o Núcleo de Arte e Cultura, pelo e-mail institucional nac@ipojuca.ifpe.edu.br.