Projeto de combate ao Aedes vence Desafio de Inovação

Conheça as ideias apresentadas no I Desafio da Inovação do Campus Ipojuca; estudantes foram desafiados a inovar para responder a problemas da sociedade

Cerca de cem estudantes participaram do I Desafio de Inovação do Campus Ipojuca, atividade voltada para incentivar o pensamento inovador e o trabalho de equipes multidisciplinares em soluções práticas para problemas da sociedade.

A ideia vencedora foi a da equipe azul, que esboçou o projeto de uma cápsula de uso doméstico para esterilização do mosquito Aedes Aegypti, com base na tecnologia de radiação eletromagnética de raios gama (leia mais sobre a tecnologia, que vem sendo desenvolvida por cientistas em várias instituições). O projeto ainda incorpora um sensor de carga de bateria e a utilização de soluções químicas para atrair o mosquito.

“O que vou levar da experiência de hoje é o valor da coletividade no trabalho. Depois de uma tempestade de ideias, fomos afunilando até um momento em que todos estavam trabalhando na mesma coisa”, conta Gabriela Falcão, aluna do IV Módulo da Licenciatura Química e participante da equipe vencedora.

Conheça as outras ideias apresentadas pelas equipes do Desafio de Inovação:

– Alerta de reúso de água: desenvolvimento de sensor de alerta para a qualidade da água e quantidade consumida em sistemas comunitários de tratamento para reúso de água.

– Lixo a vácuo: equipamento de embalagem a vácuo, a fim de preservar o lixo orgânico por mais tempo em ambientes domésticos e viabilizar o encaminhamento para usinas de compostagem.

– Lixeira eletrônica: coletor de lixo reciclável associado a sistema de pontos para consumo de bens e serviços em estabelecimentos credenciados.

– Coleta comunitária de lixo reciclável: serviço local de recepção de lixo reciclável em troca de descontos em impostos e taxas municipais.

O Desafio da Inovação foi uma realização da Direção de Pesquisa e Inovação do Campus, com o apoio de docentes e técnico-administrativos, que atuaram como consultores durante as discussões em grupo. As professoras Luciene Lira, Marcella Brito Galvão e Simonelle Wiwian atuaram como investidoras, avaliando as ideias apresentadas e decidindo pela equipe vencedora.

Todas as ideias apresentações ficarão armazenadas no Banco de Ideias do Campus Ipojuca, e podem virar projetos de Pesquisa ou Extensão no futuro.