Início do conteúdo

Projeto de extensão conclui minicurso “Inversores de Frequência”

Minicursos na área de Automação Industrial são oferecidos por projeto de requalificação para profissionais fora do mercado


O Campus Ipojuca ofereceu, entre os dias 24 e 26/09, o minicurso “Inversores de Frequência”, voltado ao público externo. Vinte e seis pessoas receberam o certificado de conclusão na última quinta (26), no encerramento das aulas.

“Gosto da área de elétrica; venho estudando, buscando uma informação aqui e ali, mas fazer um curso prático, com professores, é totalmente diferente. Não sabia que o inversor de frequência tinha tantas funções. E a estrutura do laboratório é impecável, a melhor que já vi”, disse José Roberto de Mendonça, um dos concluintes do curso.

O curso de Inversores de Frequência é o segundo oferecido pelo projeto de extensão “Capacitação em Automação Industrial para impulsionar a reinserção de operadores no mercado de trabalho” em 2019. No primeiro semestre, o minicurso de Eletrônica Básica tratou de temas como soldagem de componentes eletrônicos e conserto de defeitos em placas de circuito impresso. O projeto tem o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), que viabiliza a organização, o preparo e a monitoria durante os minicursos.

“Com os cursos de extensão, buscamos dar nossa contribuição para o problema do desemprego – que atinge tantas pessoas, muitas delas com experiência prévia na indústria”, disse a coordenadora do projeto de extensão, professora Viviane Santos. “Os cursos de extensão visam a capacitar em habilidades específicas, contribuindo com o currículo e com os conhecimentos que as pessoas já têm”.

Além dos minicursos na área de Automação, o Campus Ipojuca oferece atualmente cursos de extensão nas áreas de Noções de Eletricidade, Programação e Operação de Torno CNC e Manutenção de Bombas Residenciais e Industriais, todos voltados à comunidade externa.

Fim do conteúdo