Projeto inicia aulas de programação aplicada para estudantes de Ipojuca

Agrotech Play! promove cursos de programação aplicada em arduíno a estudantes do Ensino Fundamental de seis municípios da região

O projeto de iniciação tecnológica Agrotech Play! começou a oferecer, na primeira semana de junho, aulas de programação aplicada a 20 estudantes matriculados nas escolas da rede pública de Ipojuca. Estudantes do oitavo e nono ano aprenderão a programar na plataforma de prototipagem eletrônica arduino, uma tecnologia de baixo custo que permite realizar diversos projetos de automação.

“O curso é totalmente prático, usamos metodologias ativas, para que os estudantes coloquem a mão na massa”, disse José Mario Lemos, professor do IFPE-Campus Barreiros e coordenador do projeto. “Durante a capacitação, a gente propõe o desenvolvimento de sistemas automatizados para processos agropecuários, como irrigação, iluminação de propriedades rurais, abertura e fechamento de porteiras, etc.”

O Agrotech Play! é um dos projetos desenvolvidos no polo IF Maker do Campus Ipojuca, que atende não só aos demais campi do IFPE como também a outras pessoas e instituições da região. O projeto tem apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que em 2021 lançou um edital nacional para financiar atividades de iniciação tecnológica. No Campus Ipojuca, conta também com a colaboração do professor Thiago Victor dos Santos e do estudante Jefferson Guimarães, bolsista do projeto.

Esta é a quarta turma do Agrotech Play!, que abrange seis municípios da região: Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso e Ipojuca. O objetivo é apresentar a tecnologia e a lógica de programação aplicada a cerca de 400 estudantes do Ensino Fundamental, em cursos no contraturno escolar, uma vez na semana, com carga horária total de 20 horas.