Início do conteúdo

Projeto “Mulheres na Eólica” vence XIV Prêmio Naíde Teodósio 

Iniciativa do IFPE Ipojuca qualifica mulheres para o setor energético e promove equidade de gênero em carreiras STEM 


O projeto “Mulheres na Eólica”, coordenado pela Professora Drª Juliana Lucena, do IFPE Campus Ipojuca, venceu o XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero na categoria Relatos de Experiência Pedagógica. A premiação, organizada pelo governo de Pernambuco, reconhece iniciativas que promovem direitos das mulheres e igualdade de gênero. A cerimônia ocorrerá no próximo dia 27.

Criado em 2021, o projeto forma profissionais para o setor eólico por meio de residências tecnológicas, com foco na inserção feminina em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Desde sua primeira edição, já certificou mais de 300 mulheres, em parceria com diversas empresas.

Objetivos e impacto

O projeto combina capacitação técnica em energia eólica com a solução de demandas reais do setor, oferecendo formação acelerada a estudantes e profissionais. Uma das metas centrais é reduzir a disparidade de gênero em STEM, área em que mulheres representam apenas 28% da força de trabalho, segundo a UNESCO. As participantes atuam em desafios propostos por empresas parceiras, como otimização de componentes e processos logísticos. “Apesar da predominância masculina na indústria eólica, com apenas 21% de mulheres na força de trabalho global e 3% em áreas como operação e manutenção, é essencial estimular meninas a seguirem carreiras STEM. Parcerias com empresas, através do IFPE, conectam estudantes de engenharia à indústria local, preparando-as para futuras oportunidades. Com a expectativa de reaquecimento do setor a médio prazo, é crucial estarmos prontas para entregar uma força de trabalho feminina.”, afirma Juliana Lucena.

Sobre o Prêmio Naíde Teodósio

Concedido por secretarias estaduais e instituições como FACEPE e Fundaj, o prêmio distribui até R$ 20 mil e recursos como notebooks para projetos alinhados aos direitos das mulheres. A edição 2025 recebeu 142 inscrições, avaliadas por critérios como impacto social e inovação pedagógica.

Fim do conteúdo